Entre os dias 27 e 28 de janeiro, militares do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (5ºBBM) estiveram no 12ºBBM, em Patos de Minas, para prestar apoio na requalificação dos pilotos de drones dessa unidade, os quais foram responsáveis por realizar monitoramento aéreo recente nas chuvas que atingiram a região.
Além das ocorrências relativas ao período chuvoso, o uso de drone tem sido importante nas ocorrências de prevenção e combate a incêndios florestais, tendo sido bastante útil no enfrentamento ao período de estiagem de 2021, que assolou fortemente a região Noroeste de Minas Gerais.
O treinamento possibilitou o compartilhamento de experiências e agregou novas técnicas aos operadores de drone do 12º BBM, ampliando o uso das funcionalidades desses equipamentos. Com isso, além do enfrentamento aos períodos de estiagem e chuvoso, será possível empregar os drones em ocorrências de busca de pessoas desaparecidas e até mesmo em combate a incêndio urbano.
Também é importante ressaltar a aplicabilidade do RPA nas fases de preparação e prevenção do ciclo de gerenciamento do risco de desastres, sobretudo no mapeamento de áreas de risco, identificando as vulnerabilidades e fornecendo informações para a mitigação e redução destes riscos, sobretudo os de origem hidrogeológica.
O objetivo agora é ampliar a quantidade de operadores de drone na área do 12º BBM e expandir seu emprego na atividade operacional, de forma a prestar serviço de maior qualidade à população.
A modernização com uso de novas tecnologias e técnicas operacionais é o resultado da implementação do Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, alicerçado na premissa: atender mais e melhor o cidadão mineiro!