Texto: Maj Teodoro – CBMMT e Carlos Celestino

Imagem: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) anunciou nesta terça-feira (2 de abril) os nomes escolhidos para os filhotes da raça ‘labradores retrievers’ da equipe do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRES). Zeus, Thunder e Robin foram os nomes selecionados pelos seguidores durante a votação realizada na conta oficial do Instagram da corporação.


A votação foi realizada de modo transparente, cada seguidor realizou a votação publicando nos comentários da postagem o nome preferido para cada um dos filhotes. Foram registrados a participação de 200 seguidores. Cada cachorro recebeu uma plaquinha de identificação com o seu nome, clique aqui para assistir o vídeo do instagram.

O primeiro nome é grego e de origem mitológica. O segundo é uma palavra inglesa que traduzida para o português possui significado de fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. O terceiro faz referência de personagem fictício de histórias em quadrinhos e filmes.  

Zeus – é uma divindade mitológica grega, é considerado o senhor dos deuses e dos homens que habitavam o monte Olimpo na Grécia antiga.
Thunder
– significa trovão em português. Além disso, Thunder também é o nome de uma música da banda Imagine Dragons. 
Robin –  é o pseudônimo de vários super-heróis que aparecem nas histórias em quadrinhos americanas publicadas pela DC Comics. O personagem foi originalmente criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, para servir como contraparte juvenil e ajudante do super-herói Batman.

Os filhotes serão treinados por bombeiros para desenvolver habilidades específicas que os capacitarão a auxiliar em buscas, resgates e operações de salvamento quando necessário. Cada cão será cuidado por um bombeiro militar, que será responsável pelo seu bem-estar ao longo da vida.

A previsão é de que, dentro de um ano, os filhotes passem pela primeira avaliação operacional. Para serem considerados aptos para o serviço operacional, devem ser aprovados em pelo menos quatro provas de certificação, cada uma com níveis diferentes de dificuldade.