A Operação Verde Rondônia – 2021 realizada pelo Governo de Rondônia e executada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, em conjunto com o Batalhão da Polícia Ambiental, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e demais órgãos, além de ter sido a maior operação de combate a incêndio florestal já realizada no Estado, foi, sem dúvida, fundamental para o controle da ação de desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica no período de estiagem da região.

A ação que iniciou em 02 de agosto e finalizou, com sucesso, no dia 18 de outubro, atuou nos 15 municípios que possuem unidade operacional do CBMRO e com o reforço de mais 7 brigadas instaladas em distritos e demais municípios em Rondônia, sendo eles:

Base 1: Nova Dimensão

Base 2: União Bandeirantes

Base 3: Distrito de Vila Nova de Samuel

Base 4: Cujubim

Base 5: Distrito de Rio Branco

Base 6: Seringueiras

Base 7: Alta Floresta

As equipes que atuaram todos os dias com chamadas de incêndios florestais e queimadas nas áreas urbanas foram compostas com o efetivo diário de 180 militares, sendo estes 72 militares nas bases de incêndio florestal e 52 militares na escala de reforço operacional nas unidades bombeiros militares no Estado, bem como 20 militares da Polícia Militar do Batalhão Ambiental e 4 militares da Força Nacional. Em um convênio com a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia foi feito um processo seletivo de serviço voluntário para 32 bombeiros civis que fizeram parte das escalas nos Grupamentos e Subgrupamentos de Porto Velho, Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ariquemes, Ji-Paraná e Cerejeiras.

Com o objetivo de inibir as ações de desmatamento, o Batalhão da Polícia Ambiental realizou, em 76 propriedades rurais, autuações ambientais que totalizou R$ 1.310.500,00 (um milhão, trezentos e dez mil e quinhentos reais) em multas aplicadas.

Foram realizadas, também, palestras para a conscientização e prevenção com os moradores, proprietários de sítios, fazendas e empresários mostrando e comprovando que era necessário ter cautela e cuidados não só com a preservação das florestas, mas principalmente com a saúde, pois no período de estiagem, sem chuvas, com temperaturas mais elevadas, o clima seco agrava o sistema respiratório, principalmente com a grande quantidade de fumaça pelo ar.

De acordo com os dados do relatório da operação, as brigadas que mais atuaram nas chamadas de incêndios florestais foram na base do município de Cujubim que registrou 90 ocorrências, seguido pela base de Vila Nova de Samuel com 72 atendimentos de ocorrências.

A Operação Verde Rondônia que foi uma ação integrada e fortalecida pela união das forças em combater o crime ambiental, colaborou significativamente para a proteção da fauna e flora no Estado de Rondônia. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira afirma que: “foi uma operação nunca vista antes, na qual não se mediu esforços da União e do Governo do Estado em reduzir as ocorrências de degradação ambiental através de uma resposta efetiva e bem executada. ”

Equipe da Base da OVR de Vila Nova de Samuel no combate a incêndio florestal

No município de Cujubim foram registradas 90 ocorrências em 78 dias de Operação
Setenta e seis propriedades rurais foram autuadas por crime ambientais

Texto e foto: Diretoria de Comunicação Social – DCS