Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) participaram, nos últimos 50 dias, do Curso de Perícia de Incêndio (CPI/2021 – Turma B), do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), em Brasília, que teve como intuito especializar oficiais para atuarem em perícia com o propósito de elucidar fatos e circunstâncias presentes em ocorrências de incêndio. Na ocasião, o CBMRN investiu em três bombeiros que se destacaram durante toda a capacitação.
Os três militares potiguares, o major Marcelo Nascimento, e os tenentes John Lennon e Tom Miranda, especializaram-se em investigação de incêndio e explosão e, a partir de agora, estão habilitados para o desempenho de atividades inerentes às missões de perito em incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
O major Marcelo Nascimento, quinto colocado na classificação geral do curso, agradeceu a oportunidade e ainda ressaltou a importância da experiência adquirida com a capacitação. “Primeiramente agradecer a confiança do nosso Comando-Geral nessa capacitação de extrema importância para os bombeiros militares do Rio Grande do Norte. A partir da especialização e dos conhecimentos adquiridos contribuiremos para completar o ciclo operacional de combate a incêndio, fortalecendo as atividades de prevenção e a atuação dos bombeiros do CBMRN. Com esses resultados poderemos ofertar um melhor atendimento ao povo potiguar”, declarou.
Os outros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do RN, o segundo tenente John Lennon e o segundo tenente Tom Miranda, também foram destaques no curso alcançando a segunda e a quarta colocação geral, respectivamente.
O curso que contou com a participação de Bombeiros do Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Sul, Bahia, Acre e Maranhão, além de peritos da Polícia Federal, teve duração de aproximadamente 370 horas-aula, sendo 265 horas-aula ministradas no modelo EAD e 105 horas-aula no modelo presencial.
Na última semana, o Comando-Geral do CBMRN promoveu, em Natal, o I Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU), em que 27 bombeiros militares da Paraíba e do Rio Grande do Norte foram capacitados. “Não vamos parar de capacitar a tropa. Temos bombeiros em vários estados do Brasil se especializando a cada dia. Esse é o nosso compromisso de fortalecer ainda mais a atuação do Corpo de Bombeiros do RN”, garantiu o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RN, coronel Luiz Monteiro Júnior.