O documento visa padronizar e otimizar ações de respostas a desastres no país e internacionalmente
A LIGABOM (Conselho Nacional de Bombeiros Militares do Brasil) lançou, na última semana, um documento que vai padronizar a forma como os bombeiros de todo o Brasil respondem a grandes emergências.
A principal novidade é a criação da Força-Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD), formada por equipes de especialistas, que, de forma coordenada, ágil e organizada, atuarão em desastres nacionais e internacionais que requeiram.
A FTRD poderá atuar em âmbito nacional e internacional, em todas as localidades atingidas por um desastre específico que, devido à magnitude e complexidade, tiverem exaurido ou seriamente comprometido a capacidade local de resposta, sendo que a atuação será em coordenação com as estruturas locais de comando operacional principal.
Equipe preparada para qualquer desafio
A FTRD será composta por bombeiros especializados em quatro áreas principais:
Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC);
Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE);
Intervenção em Áreas Deslizadas (IAD);
Combate a Incêndios Florestais (CIF);
Outros cursos correlatos definidos e aprovados pela LIGABOM.
Atuação Rápida e Eficaz
Com um sistema padronizado de logística, transporte e equipamentos, a atuação será sempre rápida e eficaz, garantindo mais vidas salvas, bem como conforto àqueles que necessitarem de apoio das corporações de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
Capacitação e prontidão
Os bombeiros que farão parte da FTRD deverão possuir requisitos mínimos conforme diretriz, existindo ainda a possibilidade de nivelamentos sugeridos pela LIGABOM às corporações, após o devido credenciamento no Grupo de Resposta a Desastres.
Ação rápida em qualquer situação
A diretriz estabelece ainda como a FTRD será acionada e mobilizada, permitindo que as equipes estejam preparadas para se deslocar rapidamente para qualquer lugar. Dependendo da distância, elas podem ser mobilizadas em menos de 24 horas. Além disso, ao final de cada operação, será feita uma análise para garantir que as próximas missões sejam ainda mais eficientes.
Será criado ainda o Diretório de Equipes Nacional da FTRD, a ser mantido pela LIGABOM, que deverá ser alimentado e atualizado pelos pontos focais estaduais designados por cada Corporação Bombeiro Militar. Com o Diretório, espera-se aumento da agilidade nos acionamentos e intercâmbio de conhecimentos específicos e inerentes a cada área de atuação.
Integração e uniformidade
A padronização é um dos grandes diferenciais da nova diretriz. Com isso, os bombeiros de todos os Estados poderão trabalhar juntos de forma coordenada, usando os mesmos protocolos e equipamentos. Utilizando também os princípios do Sistema de Comando de Incidentes, os trabalhos serão mais organizados e eficientes.
Um novo passo na preparação para desastres
Com essa diretriz, a LIGABOM dá um passo importante para melhorar a resposta a desastres em todo o país e sua criação reforça o compromisso com a proteção da população dos Estados, garantindo equipes bem preparadas e equipadas para enfrentar os maiores desafios, sempre com o foco em salvar vidas.