O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) deu início ao Plano Anual de Treinamentos e Capacitações do ano de 2023, com a abertura do Curso de Mergulhador Autônomo de Busca e Resgate (CMAUT), no dia 27 de março. O curso visa capacitar bombeiros militares no serviço de busca e resgate subaquático, atendendo a demanda operacional das unidades que possuem atividade de mergulho. Atualmente, o CBMRS conta com 130 mergulhadores de busca e resgate.
A formação de novos profissionais é fundamental para recomposição das guarnições de mergulhadores autônomos existentes no CBMRS, garantindo a execução do serviço de busca e resgate de pessoas ou a localização de objetos necessários ao interesse público. Somente no ano passado, a Corporação atendeu a 327 ocorrências desta natureza.
Embora esta edição seja a primeira totalmente gerenciada pela Corporação, que se desvinculou efetivamente da Polícia Militar no ano de 2017, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul possui uma consolidada tradição na área. As atividades de ensino na área de mergulho autônomo de busca e resgate tiveram início em 1980, no estado, com a realização do primeiro curso, onde foram formados 17 militares. Desde aquele ano até os dias de hoje, foram realizadas 11 edições.
O curso em andamento, que tem carga horária de 360 horas/aula, tem previsão de 45 dias de duração com disciplinas de física do mergulho, técnicas de busca subaquática, operações de mergulho, busca e resgate emergencial e adaptação fisiológica à atividade de mergulho, por exemplo. Para isso, os 31 alunos estão em um regime de dedicação exclusiva.
Dentre os alunos da edição 2023, está a Major Karyn Savegnago de Oliveira, primeira Oficial feminina a participar do CMAUT, no Rio Grande do Sul. Além dela, existem mais três bombeiras militares detentoras do curso, formadas nas edições de 2008 e 2015, que atuam no interior do estado.
Após oito anos sem novos especialistas em mergulho, a execução do Curso marca um grande passo para a Corporação. Segundo o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, “é importante não só por ser o primeiro CMAUT do CBMRS como instituição vinculada diretamente à Secretaria de Segurança Pública, mas também por ser o início de um portfólio permanente de cursos do Corpo de Bombeiros Militar”, citando que este é o primeiro dos mais de 60 cursos já programados para 2023.
O plano, já em execução, visa intensificar a qualificação do efetivo do CBMRS. Serão disponibilizadas 39 edições de cursos, que contemplarão mais de 2.000 bombeiros militares. Os cursos abrangem as mais diversas áreas de atuação do bombeiro militar, como Atendimento Pré-hospitalar, Combate a Incêndio, Combate a Incêndio Florestal, Segurança contra Incêndio em Edificações, Salvamento Veicular, Condução de Veículos de Emergência, Salvamento em Altura, Mergulho, Salvamento Aquático, dentre outros.