Competição simulou acidentes de automóveis com feridos presos às ferragens. Resultado sai no dia 28 de junho
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro reuniu mais de duas mil pessoas em dois dias do III Desafio de Salvamento Veicular que aconteceu, no início deste mês, no Riocentro. Além dos bombeiros das equipes inscritas no concurso, militares da corporação, familiares, amigos e público em geral prestigiaram o evento, que simulou resgates a vítimas de acidentes de trânsito. Viaturas e materiais da corporação ficaram à disposição dos visitantes para fotos e informações. O encontro envolveu, ainda, outras instituições como o Detran, que divulgou as ações da Operação Lei Seca e fez simulações sobre os efeitos do consumo do álcool em motoristas.
Quinze times participaram das provas em dois dias, uma deles composto apenas por bombeiras. A organização projetou cenários complexos para que os militares pudessem resgatar vítimas, no tempo máximo de 30 minutos, da maneira mais segura possível. Entre as habilidades e competências analisadas neste tipo de disputa estiveram comando, planejamento das ações, trabalho em equipe e comunicação eficiente. O objetivo final é o aprimoramento do serviço operacional. O resultado está previsto para divulgação no dia 28 de junho e o grupo vencedor vai disputar o nível nacional da competição.
– Os exercícios contribuem para que os militares desenvolvam o pensamento rápido, a agilidade e o trabalho em equipe, melhorando a dinâmica dos atendimentos no dia-a-dia operacional. Quem ganha, no final, é a população! – reforçou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
A tenente Ana Carolina Panza, integrante da equipe feminina, disse que o evento é mais uma oportunidade de mostrar a força da mulher dentro da corporação.
– Conseguimos realizar o desafio com sucesso, retirando as duas vítimas de um teatro de operações extremamente complexo. O acidente envolvendo veículos é uma das maiores demandas do CBMERJ e fazer este tipo de treinamento nos capacita a cada dia para prestar um atendimento de excelência à sociedade fluminense – disse.
Protocolos atualizados
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro está alinhado com as doutrinas internacionais mais modernas no que diz respeito a Salvamento Veicular. Em 2022, a corporação atualizou o Protocolo Operacional Padrão (POP) que serve de base para atuação em ocorrências de colisões com vítimas.
– Hoje, o CBMERJ pratica as táticas e técnicas de resgate mais atuais do mundo. A cada revisão dos procedimentos, os socorros ficam mais eficientes e mais seguros para as vítimas e para os profissionais que atuam na ponta – concluiu o comandante-geral.
Fotos: Ricardo Cassiano