Após um ano de superação da máxima histórica, registrada em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) se projetou para impulsionar o enfrentamento ao período de estiagem com ações que culminaram em um aumento substancial da capacidade de resposta aos incêndios em vegetação neste ano.

O planejamento antecipado às demandas e articulação de várias frentes de trabalho simultâneas proporcionaram um poder de resposta ainda mais eficiente, com destaque para algumas ações que estão sendo fundamentais para ampliar a presença dos bombeiros nas ocorrências de queimadas.

Operação Alerta Verde

A Operação Alerta Verde segue rendendo frutos no esforço de redução nas áreas urbanas com potencial de queimadas, por meio das ações de vistoria em lotes vagos realizadas em março e julho deste ano, somando mais de 18 mil ações neste sentido.

Aquisição do Arcanjo 10 (Aeronave Air tractor)

No final de junho, O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu o Arcanjo 10, aeronave Air tractor PR-FNO fabricada em 2010, com capacidade para combater incêndios florestais e grande potencial para minimizar os danos causados pelas queimadas no período de estiagem em todo território mineiro.

A aquisição da aeronave será essencial para a redução de tempo resposta nos incêndios. Considerando o relevo bastante acidentado com grande diversidade de cobertura vegetal e que essas características dificultam o combate, o empenho do avião será um grande reforço e um aliado na otimização do tempo.

O CBMMG já possui dois helicópteros, que além de combater incêndios diretamente, atuam no transporte de tropa e na logística do combate aos incêndios florestais. Agora, com a chegada do Arcanjo 10, um avião com autonomia de 3 horas de voo e capacidade de 1.893 litros de água, a efetividade do combate a incêndios será multiplicada.

Treinamento e reciclagem de Brigadas Florestais

A ação das Brigadas Florestais é primordial para dar celeridade ao combate aos focos de incêndio assim que se iniciam, evitando que o fogo saia de controle e se torne de fato um incêndio. Mas para isso é necessário que os profissionais estejam de fato alinhados com conhecimento básico e devidamente treinados para a extinção do princípio do incêndio florestal e o acionamento das equipes de bombeiro militar.

Treinamento de multiplicadores de CIF

O Corpo de Bombeiros aposta na disseminação do conhecimento como forma de ampliar e melhorar a capacidade de ação dos atores envolvidos nas missões das queimadas. Neste sentido, o objetivo deste treinamento é habilitar multiplicadores para disseminar a doutrina atualizada sobre incêndios florestais aos militares do CBMMG.

Treinamento dos Núcleos de Incêndios Florestais (NIF)

Os Núcleos de Incêndio Florestal têm sido elementares para acelerar a resposta e mitigar os impactos adversos das ameaças de desastres, uma vez que trata de bombeiros encarregados de se dedicar a questões voltadas para o assunto com o objetivo de promover a prevenção, redução, preparação, resposta e recuperação das áreas de interesse ambiental e suas zonas de amortecimento. Além de fomentar o estreitamento das relações entre o CBMMG e o legislativo municipal.

Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CPCIF)

Atualmente, este é o Curso de Especialização em Combate a Incêndio Florestal mais elevado do Corpo de Bombeiros, que visa capacitar os militares de todo o estado em Táticas e Técnicas de Prevenção e Combate.

Curso de Proteção e Defesa Civil (CPDEC)

Curso realizado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM) com participação de militares de todo o estado, visando capacitá-los em todas as ações institucionais com o ciclo completo de enfrentamento às normalidades no seu sentido mais amplo, seja na gestão do risco de desastres ou na gestão dos desastres em si.

Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) – Guardiões do Bioma

A Operação Guardiões do Bioma iniciada em julho de 2022 teve em sua primeira fase um período de instrução e nivelamento de conhecimentos relativos aos incêndios florestais, visando ações integradas de combate aos incêndios em vegetação.

A distribuição e o empenho real do efetivo, que conta com bombeiros de várias partes do Brasil e da Força Nacional de Segurança Pública, já está em plena atividade e ocorre nas áreas de maior necessidade de suporte. Além do reforço no efetivo, a operação também conta com o emprego de caminhonetes 4×4 equipadas com kits de combate ao fogo e outros equipamentos.

O programa sistematizado pelo Ministério da Justiça é um retrato do que o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil vem fazendo em alguns anos com mobilizações integradas, a fim de potencializar a capacidade de resposta e a troca de conhecimentos.

AMIF – Treinamento de 185 Brigadistas de empresas em 7 cidades

Outro ponto importante a ser destacado é o treinamento de quase 200 brigadistas em empresas de 7 cidades, pelo CBMMG em parceria com a Associação Mineira da Indústria Florestal – AMIF, proporcionando maior resiliência e segurança em áreas mais suscetíveis a grandes incêndios, além do controle emocional para agir em situações emergenciais. Este conceito de preparar os profissionais para agir de forma preventiva, ensinando o comportamento do fogo, condições climáticas e as técnicas de combate com segurança podem evitar feridos, danos ao patrimônio e o empenho desnecessário dos bombeiros, além da propagação dos focos.

A soma de todas essas ações de enfrentamento vem proporcionando uma ampliação significativa na capacidade de atuação do Corpo de Bombeiros e maior presença dos militares em um número muito maior de ocorrências em todo estado. Embora os números mostrem que os focos de calor sofreram redução no período de estiagem até o momento, em alguns meses deste ano já é possível perceber que o potencial de atendimento a ocorrências aumentou consideravelmente em relação ao ano passado com quase 9.500 ocorrências atendidas, com destaque para o mês de julho.

A intenção do CBMMG é continuar se empenhando cada vez mais em mais ações como essas para que o nosso propósito de salvar e proteger vidas, o meio ambiente e o patrimônio caminhe junto na mesma trilha da excelência, garantindo mais segurança a todos os mineiros.