Texto e imagens: CONABRESC – Adaptado
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) sediou, nesta última semana, de segunda, dia 18, a sexta-feira, dia 22, a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate da LIGABOM (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) – Etapa Minas Gerais.
As provas aconteceram em Brumadinho e tiveram participações de militares de outros estados. Entre os estados representados estão Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina além de Minas Gerais.
Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) passaram por provas de obediência e destreza, busca de vítimas em escombros, áreas colapsadas, ambientes rurais, urbanos e busca de restos mortais. Todos estes ambientes são locais onde supostamente as equipes serão acionadas caso ocorra sinistros reais a procura de vítimas.
A certificação é a chancela de que os binômios estão preparados para serem utilizados em desastres diversos. Ela tem por finalidade padronizar atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) para os Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil. Sendo aprovados nas modalidades os binômios: 05 para busca urbana; 07 restos mortais urbano; 09 restos mortais rural; 06 busca rural varredura; 02 buscar por odor específico.
Os próximos eventos serão a renovação de certificações durante o XXI – SENABOM em Gramado-RS e a certificação nacional etapa Rio de Janeiro de 06 a 10 de novembro.