Entre os dias 07 e 11 de novembro, 29 oficiais superiores do Curso de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (CGEPP/2022) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), acompanhados de um coronel representante do alto comando da corporação, realizaram uma viagem de estudos para estabelecer um intercâmbio técnico-cultural com outras agências de Portugal.

Os oficiais tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, a Escola Nacional de Bombeiros, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção (Anapec), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Fábrica de viaturas de Bombeiros Jacinto, estando localizadas nas cidades de Coimbra, Esmoriz, Lisboa, Lousã e Sintra.

Os oficiais tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias, técnicas operacionais, instalações físicas, práticas gerenciais afetas a desastres e políticas públicas desenvolvidas pelo governo português que estão diretamente relacionadas com o ciclo de defesa civil, principalmente os das fases de prevenção e preparação para desastres naturais.

Assim, os discentes puderam ampliar seus conhecimentos que contribuirão diretamente para ampliação das habilidades estratégicas aplicadas ao processo decisório da organização, além de estreitar as relações com outras agências que podem contribuir para o desenvolvimento do CBMMG neste mundo cada vez mais globalizado.

O tenente-coronel Moisés Magalhães de Sousa, discente mais antigo da turma, destacou: “A viagem de conclusão de curso foi uma oportunidade para conhecer novos modelos de gestão de desastres, técnicas de ensino, assim como novidades em viaturas e equipamentos de bombeiro. As agências portuguesas visitadas foram bem receptivas e nos demostraram que quando agimos com sinergia e cooperação, podemos potencializar os resultados e prestar um melhor serviço para sociedade”, concluiu o oficial.