Com o objetivo de ajudar nas buscas de vítimas na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Governadora Professora Fátima Bezerra, determinou na tarde desta sexta-feira (18), o envio de um cão farejador e de quatro bombeiros militares especializados em ocorrências de busca, salvamento e resgate. No domingo (21), os militares e a cadela Fênix, da raça labrador, viajarão até a região serrana do Rio. 

“Conversei há pouco com o coronel Monteiro, comandante do nosso Corpo de Bombeiros Militar, e autorizei o envio de quatro dos nossos militares e um cão farejador para ajudar nas buscas pelas vítimas das enchentes e deslizamentos em Petrópolis (RJ). Nos solidarizamos às famílias das vítimas enlutadas e, de uma forma geral, a todas as famílias que atravessam este momento de tanto sofrimento. Não podemos deixar de ser solidários jamais”, disse a governadora e professora Fátima Bezerra.

Desde quando chegou ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, em 2020, a cadela Fênix, ao lado da sua irmã Lia, passou por um intenso treinamento sob os comandos do major Saulo Moisés e do sargento Wagno Braga, que possuem o Curso de Cinotecnia, realizado no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.


Assim como aconteceu recentemente no sul da Bahia, de acordo com o comandante-geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro Júnior, o Corpo de Bombeiros Militar do RN estará sempre à disposição para atuar no apoio às vítimas do desastre em Petrópolis. “No domingo enviaremos a Petrópolis uma força-tarefa para ajudar a população. O Corpo de Bombeiros do RN não medirá esforços para salvar vidas. Teremos quatro militares especializados para esse tipo de ocorrência, além do nosso grande trunfo, que é a cadela Fênix”, disse.  

A operação do CBMRN no Rio de Janeiro estará sob a responsabilidade do major Saulo Moisés, que será acompanhado pelos sargentos Wagno Braga, Paulo Severiano e Martins. 

Situação de Petrópolis

Segundo a Defesa Civil municipal, foram registrados 60,5 mm de chuva em apenas uma hora. Na última terça (15), dia do primeiro temporal que devastou a cidade e deixou ao menos 120 mortos, foram registrados 260 mm de chuva em seis horas. Em razão do grande volume de chuva, o órgão emitiu alerta de mobilização para evacuação de moradores das áreas de risco do bairro Quitandinha. 

A orientação é que os moradores de áreas de risco, que não tenham a opção de acolhimento em área segura, se desloquem para os pontos de apoio que funcionam na região