Entre os dias 25 de dezembro e 04 de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) esteve empenhado na missão de ajudar as vítimas das fortes chuvas no Estado da Bahia. Durante estes 11 dias, eles se dedicaram na prestação de socorro, resgate de pessoas ‘ilhadas’, entrega de alimentos, água e medicamentos, atendendo um total de 10 comunidades, iniciando o socorro no município de Dário Meira e, também, de Ilhéus.

No dia 25, 21 militares deslocaram-se por terra com destino ao sul da Bahia, acompanhados por 04 viaturas com equipamentos de resgate e salvamento aquático e 03 embarcações. O cenário encontrado compreendia cerca de 600 mil pessoas afetadas, 153 cidades atingidas, 37 mil desabrigados e 55 mil desalojados.

Militares deslocaram-se na aeronave Bombeiro-01 para auxiliar na missão

No dia 1º, a aeronave Bombeiro-01 decolou com 05 militares, sendo 02 médicos, uma enfermeira, um piloto e um copiloto, a fim de prestar atendimento médico e de enfermagem nas comunidades da zona rural de Ilhéus, Japu e Serrado. A tripulação retornou na última segunda-feira (03).

A população baiana recebeu atendimento médico e de enfermagem

Na manhã desta terça (04), a equipe retornou por terra e foi recepcionada com muita emoção no Quartel do Comando Geral (QCG), em Marés, onde ocorreu uma coletiva de imprensa. O subcomandante geral, coronel Lucas Severiano, agradeceu o a abnegação dos militares e o trabalho realizado. “Prontamente enviamos nosso efetivo, bem como aeronave, viaturas, médicos e enfermeiros. Tenham certeza de que cada ação executada aumentava o orgulho que sentimos de todos estes militares, honrando o nome da nossa Corporação, nosso Estado.”, enalteceu o coronel Lucas.

Subcomandante geral do CBMPB, coronel Lucas, agradeceu aos militares pelo empenho na missão

O coronel Jean Benício coordenou os militares desde o início das ações, realizando o planejamento e acompanhando de perto o socorro prestado. “Retornamos hoje ao nosso Estado com a certeza do dever cumprindo, agradecendo pelas orações e pela torcida de todos pelo êxito da missão.”, declarou o coronel Jean.

Retorno dos 21 militares que deslocaram-se por terra juntamente com 4 viaturas e 3 embarcações