No início de março (02/03), foi realizado, com apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), treinamento com cães de busca e salvamento no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, visando adaptar os animais ao transporte na aeronave, realizando operações de embarque e desembarque no helicóptero.
A instrução foi realizada em dois locais, sendo o primeiro no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Abreu e Lima, e o segundo nos arredores do Shopping North Way, em Paulista.
Cada animal foi acompanhado pelo bombeiro militar, que rotineiramente o treina (binômio – homem e cão). Este simulado serviu de aprendizagem para doze cães, sendo nove labradores, um malinois, um boiadeiro australiano e um border collie.
Segundo o capitão BM Taquaracy, comandante da 2ª SBS, salvamento com cães, do GBS, a instrução foi de suma importância. “O cão só faz aquilo que é treinado para fazer. Para tudo tem que ter uma adaptação. Já aconteceu, por exemplo, situação de ter que levar um binômio para o interior utilizando a aeronave, então isso mostra a importância de ter todos os cães ambientados para esse tipo de serviço.”
Com isso, a Corporação reforça ainda mais o seu compromisso com a população pernambucana, visando sempre a importância do treinamento para as diversas situações onde se faça necessário o nosso auxílio.