Encontro do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) com o Secretário Renato Paim ocorreu na terça-feira (29/03), em Brasília/DF.

O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) realizou na terça-feira (29/03), em Brasília/DF, encontro no Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).  Na oportunidade, a reunião foi conduzida pelo secretário nacional de Segurança Pública, Renato Paim. O momento fez parte da agenda do primeiro encontro presencial deste ano da LIGABOM, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de março, na capital federal.

O Secretário Nacional de Segurança Pública reafirmou que a integração da SENASP com as forças de segurança dos estados tem sido prioritária e reafirmou as ações estruturantes, investimentos, fortalecimento dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil, além de tratativas relacionadas ao planejamento de atividades para 2023.

O presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), coronel Edgard Estevo da Silva, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais salientou que os Corpos de Bombeiros Militares vêm protagonizando uma trajetória de grande visibilidade no cenário nacional, em razão da condução atenta do secretário Renato Paim para as demandas específicas das atividades bombeiro militar.

O coronel Estevo fez o registro e o agradecimento das diversas e importantes ações voltadas para os corpos de bombeiros ao longo do ano de 2021, encampadas pela SENASP, que vão desde a viabilização das reuniões presenciais da LIGABOM, passando pelas tratativas para mobilização de tropas bombeiro militar para atuação conjunta em ocorrências de incêndios florestais, até a aquisição de materiais e equipamentos específicos de bombeiros, por meio de licitações de processos exclusivamente mapeados por bombeiros militares e que levam em conta as especificidades de sua natureza.

O presidente da LIGABOM registrou ainda o apoio no assessoramento a atores políticos, elaboração da plataforma Perfil Nacional das Instituições de Segurança Pública, priorização dos indicadores de Segurança Pública específicos da atividade bombeiro militar para rateio de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, dentre outros.

Durante o encontro, os comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares tiveram a oportunidade de pontuar as principais demandas de cada unidade da federação, oportunidade em que novas pautas foram fomentadas e serão trabalhadas ainda neste ano, tais como demandas de corporações BM em situação de fronteira, apoio para o desenvolvimento de legislação que abarque os serviços de salvamento e resgate previstos na política nacional de atenção às urgências realizados pelos Corpos de Bombeiros Militares como serviço de saúde, realização de um seminário de emergências no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e apoio atinente a adequações nas normativas do serviço de transporte aeromédico, dentre outras.

A reunião foi finalizada com o convite para participação do secretário Renato Paim no Seminário Nacional de Bombeiros – XXI SENABOM, a realizar-se no período de 18 a 20 de outubro em São Paulo/SP.