O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) sedia, até a próxima quarta-feira (08.12), a etapa Sudeste da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). Vinte cães de cinco estados terão agilidade, obediência, destreza, independência, objetividade, resistência e faro avaliados.
Os exames acontecem no 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA), em Magé. Delegações de Rio de Janeiro, Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe participam das provas nas áreas de busca, resgate e adestramento.
Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) são testados em ambientes rurais e urbanos. Áreas verdes, com vegetação fechada, escombros e estruturas colapsadas são os cenários usados para simular operações de socorro a vítimas.
O certificado atesta que o animal tem as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas; soterradas após desabamentos ou em deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem.
Canil CBMERJ
Atualmente, os cães do Corpo de Bombeiros RJ têm 25 certificações nacionais e internacionais. O canil da corporação conta com 15 animais, sendo 13 aptos ao serviço e dois em treinamento. Ainda filhotes, os animais iniciam uma série de exercícios, com estímulos motores e sensoriais, a fim de despertar aptidões necessárias para atuação no socorro.