Iniciativa inédita vai atualizar conhecimentos técnicos, táticos e estratégicos da tropa para aprimorar, ainda mais, o atendimento à população
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) sedia, a partir desta segunda-feira (25), o primeiro Seminário Estadual de Combate a Incêndio Urbano. A iniciativa inédita vai atualizar conhecimentos técnicos, táticos e estratégicos da tropa para aprimorar, ainda mais, o atendimento à população do Estado do Rio de Janeiro.
Até sexta-feira (29), 70 militares do CBMERJ, entre oficiais e praças, participarão de oito palestras técnicas e treze oficinas práticas, nas dependências do Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe.
Inspirado em eventos similares que ocorrem na Europa, o seminário vai oferecer aos alunos a possibilidade de vivenciar situações-problema, simulando em oficinas práticas diversas técnicas de combate a incêndio. O objetivo é melhorar o tempo-resposta e a qualidade dos eventos de incêndio, com a aplicação de novas técnicas e o uso de equipamentos mais adequados – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
O seminário contará com a presença de oficiais bombeiros de outros estados na condição de palestrantes. O tenente-coronel BM Benício Ferrari Junior, do CBMES, vai abordar os conceitos contemporâneos da ciência dos incêndios. Já o tenente-coronel BM Alysson Kruger Figueira, do CBMDF, falará sobre a criação, a missão e as experiências do Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio Urbano (GPCIU) do DF.
Pelo CBMERJ, o capitão BM Derek Macedo França (CIEB) discorre sobre a aplicação de água nos incêndios; o major BM Fabio Contreiras (CIEB) apresenta as ações prioritárias a serem adotadas no combate a incêndios urbanos; o capitão BM Fábio Teles Ferreira (CIEB) fala da importância da padronização doutrinária; o major médico BM Edgard do Carmo Neto (HCAP) explica as lesões provocadas pelo calor durante incêndios estruturais, e o capitão Giovanni Reis Duarte (CIEB), analisa como a leitura da fumaça facilita a avaliação de cenários num incêndio.
Ao longo da semana, serão oferecidas 13 oficinas práticas que vão trabalhar a utilização do uso correto do EPRA (Equipamento de Proteção Respiratória Autônomo) e do EPI (Equipamento de Proteção Individual); técnicas de estabelecimento horizontal e vertical; manejo com o esguicho; técnicas de busca e salvamento em incêndios; escape rápido; ventilação aplicada em incêndios, entre outros.
A expectativa é de que os participantes possam transmitir as informações recebidas às suas unidades operacionais de origem, agindo como multiplicadores – disse o major BM Fabio Contreiras, comandante do CIEB.
Cronograma do primeiro dia de atividades (25/10):
MANHÃ
8h10 – Abertura do evento
08h30 – Informações gerais e formação das equipes
08h45 – Palestra
“A ciência dos incêndios – Conceitos contemporâneos”
Tenente-coronel BM Benício Ferrari Junior – CBMES
09h35 – Palestra
“A aplicação de água nos incêndios – Uma abordagem minuciosa”
Capitão BM Lucas Nascimento da Silva – CIEB/CBMERJ
10h20 – Coffee Break
10h30 – Palestra
“Objetivos Gerais do Combate a Incêndios – Priorizando as ações”
Major BM Fabio Luiz Figueira de Abreu Contreiras – CIEB/CBMERJ
11h20 – Palestra
“Tática em grandes operações de Combate a Incêndios – Um olhar sobre a padronização doutrinárias”
Capitão BM Fábio Teles Ferreira – CIEB/CBMERJ
12h05 – Almoço
TARDE
13h15 – Palestra
“CPCIU CBMDF – Criação, Missão e experiências”
Tenente-coronel Alysson Kruger Figueira – CBMDF
14h05 – Palestra
“Lesões pelo calor durante os incêndios estruturais – Temas de prevenção”
Major BM Méd Edgard do Carmo Neto – HCAP/CBMERJ
14:50h – Coffee Break
15:00h- Palestra
“Leitura de fumaça nos incêndios – Ferramenta facilitadora na avaliação decenários”
Capitão BM Giovanni Reis Duarte – CIEB/CBMERJ
15:50h – Briefing – Oficinas Práticas
Oficinas práticas e demonstrações previstas para os dias 26, 27 e 28 e 29/10:
Solenidade de Conclusão e entrega de certificados