Texto e imagens: ASCOM CBMMT/Adaptado

A LIGABOM por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realizou entre 21 e 30 de novembro, o 1ª Curso de Formação de Árbitros da Certificação Nacional do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. A capacitação teve como objetivo a formação de árbitros avaliadores em provas de certificação.

O curso teve carga horária de 60 horas/aula, além do estágio prático por meio da certificação. Nessa primeira edição, além de militares de Mato Grosso, participaram também bombeiros de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Amapá, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Roraima e Pará.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Alessandro Borges Ferreira, destacou a importância da realização do curso e parabenizou os participantes. 

“A realização desse evento é um reflexo do compromisso do Corpo de Bombeiros em promover a excelência em todas as áreas de atuação. Aproveito para parabenizar à todos os participantes por seu empenho e dedicação”, salienta o comandante e presidente da LIGABOM. 

Durante o curso foi realizada uma certificação, que serviu como estágio prático para os participantes do curso, que tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades na elaboração, planejamento e execução de provas, bem como estabelecer parcerias com binômios (cães e seus respectivos condutores). Além disso, foram serão fornecidos detalhamentos sobre logística, organização e questões documentais relacionadas ao processo de certificação.

O tenente coronel comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Rafael Marcondes, que acompanhou o curso destacou a experiência enriquecedora que o estágio prático proporcionou aos participantes. 

“Essa etapa foi uma oportunidade única para testar habilidades e conhecimentos de maneira prática, enfrentando os desafios e obstáculos que surgiram durante as avaliações”, ressalta.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Chapecó, e presidente do comitê de busca e resgate com cães, tenente coronel Walter Parizotto, atuou como instrutor no curso e reiterou a relevância desses profissionais no acompanhamento e na análise das habilidades dos cães e de seus treinadores durante as provas de certificação.

“O papel de árbitro requer imparcialidade, objetividade e profissionalismo. Os profissionais capacitados nesse curso, serão a referência para a certificação desses binômios e suas decisões terão um impacto direto na segurança e na confiança depositada em nossos cães de trabalho que atuarão futuramente no atendimento de ocorrências em todo o país”, afirma.

LIGABOM

O Ligabom é o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, uma entidade que busca promover a integração e o aprimoramento dos bombeiros militares em todo o país. Fundado em dezembro de 2003, o órgão colegiado representa as instituições nacionalmente, por meio da união dos comandantes-gerais. A criação do conselho é um marco histórico para a classe.