Foi realizada na Câmara Federal em Brasília na última terça-feira (16), uma Sessão Solene para homenagear os profissionais que atuam na gestão de riscos e desastre no Brasil, incluindo os Corpos de Bombeiros Militares e agentes de Defesa Civil. Na mesma data, foi lançada a Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres e Cooperação Humanitária.
Considerando a temática que será trabalhada por essa Frente Parlamentar, o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares esteve representado pelo presidente e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Alessandro Borges Ferreira, membros do Conselho Deliberativo e outros oficiais e praças das corporações militares.
Conforme texto de lançamento, a Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres será mais uma opção e espaço de debate, cujo objetivo é o fortalecimento de ações e métodos que garantam a prevenção e mitigação dos riscos de desastres naturais, adaptação às mudanças climáticas para redução dos riscos e a proteção social dos cidadãos e da vida em casos de desastres, além de apoio aos Estados, municípios e as comunidades afetadas, bem como às famílias no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, ações, programas e projetos.
“Os Corpos de Bombeiros Militares possuem a missão de atuar em ocorrências de proteção e defesa civil. Isto tem ocorrido tanto no Brasil, quanto em apoio a ações humanitárias internacionais, dessa forma a LIGABOM atua de forma a integrar as corporações, participando dos debates para construção de ações eficientes e eficazes visando o bem comum da população, disse o coronel Alessandro.”
Estiveram presentes os seguintes Comandantes Gerais:
Coronel Alexandre Dos Santos Cerqueira – 2º Vice Presidente da LIGABOM
CBM/Espírito Santo;
Coronel Mônica De Mesquita Miranda – Coordenadora Política da LIGABOM
CBM/Distrito Federal;
Coronel Erlon Dias Do Nascimento Botelho – Rep. Regional Sudeste
CBM/Minas Gerais;
Coronel Orleilso Ximenes Muniz – CBM/ Amazonas.
E representantes dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Saiba mais
A frente parlamentar foi criada a pedido do deputado federal Gilson Daniel (Pode-ES), juntamente com o deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG), que foi porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) durante as tragédias de Mariana e Brumadinho. O pedido contou com a assinatura de 212 parlamentares.