O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM – articula ações de Corpos de Bombeiros Militares de nove Estados do Brasil para apoiar ações de busca e salvamento e, também, apoio humanitário em resposta aos intensos eventos hidrológicos que afetaram o sul do estado da Bahia nos últimos dias.

Na região, até a data de hoje (29/12), 20 mortes foram registradas nos municípios de Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2). No total, 116 municípios foram afetados pelas chuvas e 100 deles decretaram situação de emergência. Essas cidades, somadas, contabilizam, até esta segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do Governo da Bahia. Ao todo, são 358 feridos e o número de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).

Deslizamentos, enchentes e inundações afetaram várias cidades baianas e, assim, uma operação integrada envolvendo Corpos de Bombeiros Militares da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, São Paulo e Sergipe, além da Marinha do Brasil (MB), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar da Bahia e Polícia Federal foi mobilizada para, numa primeira etapa, salvar pessoas que estavam ilhadas pelo aumento do nível dos cursos d’água da região. Mesmo com a diminuição da precipitação e redução do nível das águas, continua-se o monitoramento da situação dessas comunidades.

No momento atual, o foco é a distribuição de donativos para as comunidades que ficaram isoladas devido a destruição de pontes e estradas ou que estão sem acesso à energia elétrica.

O Sistema de Comando em Operações (SCO) que é uma ferramenta para gerenciamento de ocorrências de grande vulto dispunha, até a data de hoje, dos seguintes recursos:

Bahia
Efetivo de 110 pessoas
17 viaturas
5 embarcações
2 moto aquáticas

Ceará
Efetivo de 25 pessoas
3 viaturas

Espírito Santo
Efetivo de 10 pessoas
2 viaturas
5 embarcações

Maranhão
Efetivo de 16 pessoas

Minas Gerais
Efetivo de 18 pessoas
1 helicóptero
3 viaturas
2 botes
1 barco

Paraíba
Efetivo de 21 pessoas
4 viaturas
2 embarcações

Rondônia
Efetivo de 12 pessoas
1 aeronave
3 viaturas

São Paulo
Efetivo de 39 pessoas
2 helicópteros
2 aviões
3 viaturas
9 embarcações

Sergipe
Efetivo de 4 pessoas
1 aeronave