Texto e imagens: ASCOM CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) vem atuando nos eventos climáticos que assolam o Estado. No dia 16 de Janeiro (2024), sessenta municípios foram atingidos pelo forte temporal. Os danos provenientes, como quedas de árvores, falta de energia elétrica e água, além de vias bloqueadas, afetaram 41,4% da população do Estado.

Remoção de árvores que caíram sobre muros, vias e fiações.

            Com chuva intensa e fortes ventos, o CBMRS foi acionado para auxiliar a população, atuando na desobstrução de vias e na eliminação de riscos. A Corporação atendeu mais de 1,8 mil ocorrências no Estado. Entre os principais atendimentos estão o salvamento de pessoas e o manejo de 1,3 mil árvores.

Os bombeiros militares também realizaram vistorias e isolamento em áreas de risco, atenderam ocorrências de desabamento e deslizamento, prestaram apoio à população na entrega de lonas e realizaram em 1,2 mil ações preventivas.

Ventos de aproximadamente 100km/h, tombaram árvores de grandes proporções

            O último evento climático que também afetou drasticamente a Capital do Estado, ocorreu em 2016. Ao realizar o comparativo entre os eventos – 2016 e 2024, foi possível constatar que ambos ocorreram sob influência do fenômeno El Niño.

         A reparação dos danos pós temporal ainda está sendo um dos focos principais de atuação do CBMRS. Guarnições continuam sendo empregadas no manejo de árvores e no reestabelecimento da rotina dos gaúchos.

CBMRS, nós somos a diferença.