No início do mês de janeiro, o Quartel do Comando Geral foi palco do primeiro pouso e decolagem do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), aeronave pilotada por bombeiros militares do Grupamento Tático Aéreo.

Na ocasião, esteve presente o subcomandante Geral, coronel Clóvis Ramalho (então comandante em exercício) que embarcou na aeronave com destino a cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano, onde supervisionou o treinamento em Operações de Combate a Incêndio Florestal para alunos da Turma 2 do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) BM 2021.

Durante três dias os alunos foram apresentados à noções de sobrevivência em ambientes rurais, montagem de bases, emprego e manutenção de materiais e viaturas, orientação e leitura de cartas cartográficas, deslocamento de tropas, uso de drones e aeronaves e operações de combate a incêndio florestal, técnicas de combate direto, indireto e paralelo, confecção de aceiros e linhas de fogo, além de combate com fogo real. Todas essas atividades na base de instrução do 71° Batalhão de Infantaria Motorizada, “Batalhão Duarte Coelho”, que cedeu suas instalações.

Após essa especialização e conclusão do curso de formação, os alunos serão aptos à envergar na farda o cadarço de Incêndio Florestal.

O major BM Heitor (subcomandante do GTA) e o major BM Santa Clara