Garantir que os profissionais estejam preparados para eventuais desastres que afetam a sociedade é missão do Governo do Espírito Santo e do Corpo de Bombeiros Militar. Diante disso, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde, juntamente com a Secretaria da Saúde (Sesa), capacitou entre os dias 09 a 11 de novembro, cerca de 230 profissionais que atuam no Estado e nos municípios no tema “Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)”. 

O curso contou com simulado teórico e prático, proporcionando debates e reflexões críticas para exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano como para atendimentos de possíveis tragédias em curso. A abertura do evento e o primeiro módulo foi realizada no Centro de Convenções de Vitória, e as simulações dos acontecimentos aconteceram no Pavilhão de Carapina, em Serra.

A capacitação foi ministrada por instrutores especialistas da Força Nacional do SUS com participação do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Sesa, sendo destinada para médicos, enfermeiros, bombeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), funcionários da Defesa Civil, trabalhadores de órgãos de trânsito, segurança e gestores dos órgãos envolvidos.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, explica a importância da capacitação no Espírito Santo e como essa oportunidade auxiliará para que os resgates sejam realizados com êxito e prezando pela vida do cidadão. “O objetivo é capacitar todos os profissionais que estão na linha de frente, e acreditamos que os participantes desse evento serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Essa atitude demonstra o quanto o Governo do Estado se preocupa em qualificar seus profissionais de diversas instituições e municípios, garantindo condições para que o trabalho em momentos que exijam esforços em conjunto e coordenados sejam realizados com maior êxito possível. Destaco que esse é um momento muito importante para nós, em que fortalecemos a rede de urgência e emergência”, relatou o subsecretário.

No encerramento da capacitação, foi entregue o certificado para os participantes que completaram 100% da carga horário do curso.

Módulo de prática

Durante o módulo de prática, comandando pelo major Sossai, foram demonstrados por meio de simulações, acidentes de trânsito com diversos veículos e atropelamentos. Ao todo, foram 25 voluntários alunos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), que atuaram como vítimas com as classificações em verde (menor urgência), amarelo (urgência) e vermelho (risco alto).

No momento do simulado de cena, os integrantes do curso aprenderam técnicas para conduzir a vítima de acordo com seus ferimentos e a forma correta para salvar a vida do cidadão. 

Também foram demonstrados os diversos tipos de transportes, como aéreo e terrestre, e qual deve ser utilizado em cada ocasião. Além disso, vítimas voluntárias foram levadas pela equipe de socorro para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ou para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, para simulação do trajeto.