O procedimento é um dos diferenciais do CBMAM, devido às condições adversas próprias da floresta amazônica

ASCOM CBMAM

Entre as técnicas e procedimentos operacionais utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o trabalho de busca e resgate em área de selva é um dos diferenciais da corporação, levando em consideração as condições adversas particulares da floresta amazônica. O Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) têm bombeiros militares especializados e altamente preparados para atender esse tipo de ocorrência.

O Comandante-Geral do CBMAM, Coronel QOBM Orleilso Ximenes Muniz, destaca que a corporação tem o compromisso constante de aprimorar as técnicas utilizadas pelo operacional atuante no trabalho de busca e resgate em área de selva, devido às condições adversas próprias da floresta amazônica.

“Atualmente, nosso efetivo no BIFMA está divido em regime de prontidão, com quatro equipes para atender ocorrências em área de selva. Esses bombeiros militares são preparados com equipamentos modernos de georreferenciamento e preparo físico-militar para executar as buscas e localizar as vítimas em tempo hábil”, pontuou o Comandante-Geral do CBMAM.

Resgate
Neste mês de abril, uma das missões de busca e resgate do CBMAM, foi localizar um idoso de 69 anos, que se perdeu em área de mata fechada no município de Presidente Figueiredo, ganhando as principais manchetes de jornais e portais locais.

O idoso desapareceu no dia 13 deste mês, quando saiu para caçar. Os bombeiros militares atuantes na ocorrência montaram três frentes de busca na selva e, durante o terceiro dia de busca, o idoso retornou para casa.