Conquistas e funções de destaque evidenciam a garra e profissionalismo das bombeiras militares nas corporações em todo o país.

Comitê Nacional de Bombeiras Militares

No último dia 05 de abril, o Comitê Nacional de Bombeiras Militares (CNBM) completou seis anos de existência. O Comitê é um dos frutos dos Encontros Nacionais de Bombeiras Militares – ENBOM, realizados anualmente e acolhido por uma das Corporações de Bombeiros do Brasil. Dentre os temas abordados, verificou-se que era imprescindível ter um grupo representativo que debatesse sobre as mais variadas situações que as bombeiras militares vivenciavam.

Durante os Encontros ficou evidente que, apesar da existência das mulheres nas corporações militares, em algumas instituições já superarem décadas, muito havia a ser feito em relação à equidade, principalmente nas questões estruturais e legais. O objetivo de sua criação fora exatamente de subsidiar os Comandos em relação a essas deficiências e apresentar propostas que atendessem as demandas no fator de gênero, possibilitando melhoria das condições de trabalho e contribuição ativa das mulheres na qualidade do serviço prestado à soc­­­iedade.

O CNBM faz parte de um portifólio de atividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e tem por objetivo analisar, discutir e normatizar procedimentos, equipamentos, estudos e técnicas que possam melhorar o desempenho administrativo e operacional dos Corpos de Bombeiros Militares (CBM), promovendo políticas públicas que envolvam as questões de gênero afetas às Bombeiras Militares brasileiras, com ênfase no papel da Mulher dentro dessas instituições.

A criação do Comitê ocorreu durante a reunião LIGABOM do ano de 2017, presidida pelo Cel Carlos Helbingen Júnior, então Comandante Geral do CBMGO e com presença dos demais Comandantes Gerais Bombeiros Militares. A proposta foi apresentada pela Cel QOBM Vanísia (CBMRR), Cel QOS Karina (CBMAP), TCel QOBM Jousilene (CBMPB), TCel QOBM Camila (CBMAL) e TCel QOBM Elaine (CBMAL). Após a explanação e esclarecimento de dúvidas, como forma de manifestarem concordância com a criação do Comitê, todos os Comandantes Gerais dos CBM´s presentes ficaram de pé.

O Comitê veio materializar o anseio de várias militares dos Corpos de Bombeiros do Brasil. Frente a tantos assuntos e demandas necessárias de pauta, ter um espaço para que se pudesse conversar, apresentar propostas e intervir em determinadas situações, era algo inadiável e necessário a se fazer. Desta forma oportunizou-se às militares expor seus desafios, suas lutas e principalmente suas ideias que ambicionam unanimemente construir Corpos de Bombeiros Militares capazes de atender às missões constitucionaisde forma mais justa, como foco nas necessidades da sociedade em constante construção.

Bombeiras Militares do CBMMG

Comemoramos também o sucesso pessoal de várias militares, que vencem desafios constantemente e algumas que conseguem ascender a funções nunca antes ocupadas por uma Mulher, a exemplo da Coronel Mônica de Mesquita Miranda, do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília, primeira mulher nomeada Comandante-Geral na história dos Corpos de Bombeiros do Brasil, bem como da Coronel Daniele Cristina Lima Ferreira, do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e da Coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, primeiras mulheres nomeadas Sub Comandante Geral/ Chefe do Estado Maior em seus respectivos estados. Estas vitórias, fundem-se com o sucesso do Comitê, ao passo que conseguimos materializar a competência das mulheres, a harmonia e a união em prol de um objetivo comum.

No ano de 2022, o Comitê pactuou metas que foram consolidadas pela Diretriz Nacional de Políticas para Bombeiras Militares. Esse documento foi alicerçado por seis eixos norteadores: Perfil da Bombeira Militar; Legislação; Ensino e Instrução; Saúde, Atividade Física e Qualidade de Vida; Estrutura Física; Uniformes e Equipamentos.

Bombeiras Militares na reunião do CNBM/ 2022 em Brasília

Ao comemorar mais um ano de existência superando desafios, podemos acreditar em um futuro cada vez mais promissor. Ainda temos muito a crescer e contamos com o apoio, talento e profissionalismo de cada Bombeira Militar do Brasil.

A todas as Bombeiras Militares e demais pessoas que fizeram e fazem parte dessa trajetória, nada mais justo que exponhamos sinceros agradecimentos por mais um ano desta vitória. É perceptível que a qualificação para liderar não provém de diferenças biológicas, mas das habilidades de cada ser humano para desafiar e superar limites, para desenvolver as potencialidades de quem trabalha ao seu lado.

“Nenhum passo daremos atrás!” (Hino do Soldado do Fogo)

*Descrição da foto histórica em 2017 que ilustra a capa, da esquerda para a direita: Cel QOBM Vanísia (CBMRR), TCel QOBM Elaine (CBMAL), Cel QOS Karina (CBMAP), Cel Jair (CBMPB), TCel QOBM Jousilene (CBMPB) e TCel QOBM Camila (CBMAL).