Em reunião realizada nesta terça-feira (30), em Vitória, Espírito Santo, o Comitê Nacional de Mergulho de Busca e Resgate (CONAMER), da Liga Nacional de Bombeiros Militares (LIGABOM), discutiu novas diretrizes para padronizar procedimentos e aumentar a segurança em operações de mergulho de segurança pública em todo o Brasil.

Representantes das 27 Unidades Federativas participaram do II Seminário Nacional de Mergulho de Segurança Pública. O evento, presidido pelo Coronel  BM Douglas Samuel de Araújo, do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, teve como objetivo discutir a padronização de procedimentos e promover a educação continuada e a segurança operacional.

Entre as propostas discutidas, o CONAMER destacou a necessidade de implementar um protocolo único para operações subaquáticas, que incluirá treinamento contínuo e pesquisa tecnológica. Essas medidas visam garantir a eficácia e a segurança dos mergulhadores em missões de resgate e busca.

O Presidente do Comitê , Coronel   Samuel –  CBMRO afirmou que a padronização é fundamental para melhorar a resposta a emergências e para garantir a segurança dos profissionais.

“Estamos comprometidos em estabelecer normas que assegurem operações padronizadas e tecnicamente seguras em todo o território nacional”, declarou o Presidente do Comitê.

Ao finalizar os trabalhos, após conversas e explanações, “foram estabelecidas atribuições a serem adotadas pelo Comitê visando a execução do objetivo proposto“, explicou o Tenente- Coronel Rhevyson, representante do CONAMER, em Goiás.

A LIGABOM reafirmou seu compromisso com a capacitação e o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais para alcance da excelência técnica na atividade de mergulho. O trabalho do CONAMER é parte de um esforço contínuo para aprimorar as capacidades dos Corpos de Bombeiros Militares e assegurar a proteção dos bombeiros militares e da população em situações de emergência.

LIGABOM: Representando e fortalecendo os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.