Buscando alcançar um melhor condicionamento físico do seu efetivo e preparando os militares para as atividades operacionais inerentes ao serviço bombeiro militar, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) vem desenvolvendo, há quase 10 anos, o Teste de Aptidão Física (TAF) para os que integram a Corporação.
Dois anos depois da criação do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFiD), criado no ano de 2010, foi instituída a Diretriz para o Treinamento Físico Militar e sua avaliação no CBMPB. O documento não só regulamenta a prática da atividade física do efetivo, como também a realização do TAF obrigatório para a tropa e para os cursos de formação, habilitação e especialização realizados na instituição. O TAF é realizado duas vezes por ano, com exercícios de flexão de braços no solo, abdominais, flexão de braços na barra fixa, corrida de 1600 metros e natação obrigatória para os guarda-vidas e mergulhadores. Modificada em 2020, a diretriz apresentou o aumento de faixas etárias, substituição de testes e reformulação de índices para pontuação.
Por meio de pesquisa desenvolvida no âmbito da Corporação, puderam ser avaliados inúmeros benefícios advindos da prática regular de atividade física, a exemplo do aumento dos níveis de força dos integrantes da corporação e da melhor na capacidade física da tropa, além de auxiliar na descoberta de doenças graves em seu estado inicial.
Em virtude da pandemia da Covid-19, as medidas de isolamento social levaram ao fechamento de estabelecimentos como academias e centros de treinamento, além da circulação de pessoas em locais onde até então eram realizadas atividades físicas, a exemplo de praias, praças e calçadões, o que culminou no aumento do sedentarismo dos militares. Apesar do isolamento, o DEFiD desenvolveu para os militares da Corporação uma planilha de treinos adaptados para serem realizados em ambiente domiciliar, evitando desta forma a perda do condicionamento físico e buscando a manutenção da saúde corporal e mental durante este conturbado período.
Com a disseminação da campanha de vacinação e conseguinte flexibilização das restrições sanitárias, foi possível o retorno à prática de exercícios orientada pelo Departamento, e no final do mês de dezembro o CBMPB convocou seus militares a realizarem o TAF institucional.
Seguindo os protocolos adotados pelo governo, o DEFiD realizou nos meses de novembro e dezembro, em conjunto com as Coordenadorias de Educação Física e Desportos (Cefid) de cada unidade operacional da Corporação, a avaliação dos militares em todo o território paraibano. Os dados obtidos irão compor uma tabela que auxilia a mensurar e avaliar os índices computados.
Com isso, o Corpo de Bombeiros tem por objetivo preparar constantemente os seus militares, buscando evoluir sua condição de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida e preparando o combatente para as necessidades do serviço em busca da manutenção da excelência dos serviços prestados à sociedade paraibana.