LIGABOM em parceria com a SENASP ( Secretaria Nacional de Segurança Pública ) coordena esforço conjunto do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás com mais seis estados da federação para se unirem ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul ( CBMMS) no combate a incêndios florestais no bioma Pantanal, destacando a importância da cooperação nacional.

Levantamento da área afetada no Pantanal, região de Corumbá-MS. Créditos: CBMMS

Em gesto de responsabilidade ambiental e cooperação nacional, a LIGABOM, em parceria SENASP, e com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), enviou uma guarnição especializada em combate a incêndios florestais para apoiar o Mato Grosso do Sul na árdua missão de conter os incêndios no Pantanal, especificamente na região de Corumbá-MS.

Bombeiros militares traçando estratégias para combate direto às chamas. Crédito: CBMMS.

A mobilização ocorreu em 23 de julho, quando a equipe foi apresentada ao Coronel Noleto, comandante do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e está pronta para ser empregada em missões críticas.

Capitão Lucas Reis do CBMGO apresentando a guarnição especializada de Combate a Incêndio Florestal no CBMMS.

A LIGABOM, empenhada em seu papel de articuladora de apoios operacionais, coordena o envio e revezamento de bombeiros militares de pelo menos mais sete estados da federação. O Reforço do CBMGO – Goiás já se encontra na missão.

O envio de tropas das outras unidades da federaçao está em fase de deliberacões da SENASP e de tratativas de viabilidade interna dos estados de CBMESP -São Paulo, CBMPR- Paraná, CBMSE – Sergipe, CBMPA- Pará, CBMRO – Rondônia e CBMPB -Paraíba, visando fortalecer a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul durante a temporada de incêndios florestais.

Caminhão de combate a incêndio Florestal empregado na operação. Fonte: CBMMS.

Este esforço conjunto é fundamental para enfrentar os desafios ambientais impostos pelos incêndios que ameaçam o bioma do Pantanal, um dos mais importantes e ricos em biodiversidade do Brasil.

Aves fugindo do fogo e da fumaça proveniente dos focos de incêndio. Créditos: CBMMS.

O Pantanal, com sua vasta diversidade ecológica, é essencial para o equilíbrio ambiental do país. Os incêndios florestais que assolam essa região não apenas devastam a flora e a fauna locais, mas também impactam negativamente o clima e a qualidade de vida das comunidades que dependem desse ecossistema.

Tuiuiús ( Jabiru mycteria) são avistados por guarnição de bombeiros durante deslocamento para combater focos de incêndio. Créditos: CBMMS.

Portanto, a ação coordenada da LIGABOM e o apoio interinstitucional entre os Corpos de Bombeiros de Militares do Brasil são fundamentais para mitigar esses impactos e preservar esse patrimônio natural.

No primeiro dia de operações, a Guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) do CBMGO se preparou para sua primeira missão na região de Maracangalha, cerca de 50 km ao norte de Corumbá, no rio Paraguai.

Primeiro dia de operações – Guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) do CBMGO pronta para a missão na região de Maracangalha, cerca de 50 km ao norte de Corumbá, no rio Paraguai.

A expectativa é que o esforço conjunto dos bombeiros militares de diferentes estados possa fazer a diferença na contenção dos incêndios e na proteção do Pantanal.

LIGABOM: Representando e fortalecendo os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. 🔥🚒