Em uma reunião extraordinária sobre Cooperação Humanitária Internacional, realizada na quarta-feira, dia 07, a convite do senhor Ministro José Solla Vázquez Júnior, a LIGABOM (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) anunciou sua disposição para reforçar as tropas tanto em território nacional quanto na Bolívia.

A cooperação humanitária atende às necessidades de indivíduos afetados em situações de emergência, especialmente quando os recursos locais são insuficientes para prestar socorro de modo pleno. Deste modo, a urgência do envio de apoio conjunto se dá em decorrência da proximidade do Departamento de Santa Cruz, na Bolívia, com a fronteira do Brasil. O agravamento do incêndio pode colocar em risco as regiões do Pantanal e da Amazônia.

O incêndio, que já atinge áreas consideráveis e ameaça o Parque Nacional Noel Kempff Mercado na Bolívia, está próximo à região de Cáceres- MT, no Brasil, onde existe uma base com capacidade para receber 200 homens. Durante a reunião, o Coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, Comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e vice-presidente da LIGABOM, e o Tenente-Coronel Pimentel, da Força Nacional de Segurança Pública, discutiram a necessidade de mobilizar  bombeiros da Força Nacional e outros bombeiros das corporações para atuação imediata.

A LIGABOM já está operando em duas frentes de combate a incêndios no Brasil, na Amazônia e no Pantanal, e mostrou-se pronta para enviar mais tropas conforme necessário, condicionada à viabilidade técnica e financeira de cada estado.

Bombeiros militares brasileiros podem ser mobilizados para combater incêndios florestais na Bolívia, mostrando que o meio ambiente não conhece fronteiras. A cooperação transcende territórios e reforça o nosso compromisso também com as nações da América do Sul, destacou o secretário da LIGABOM, Coronel Diego, do CMBGO“.

A seu turno, o vice-presidente da LIGABOM destacou a importância da cooperação entre os estados brasileiros e a Força Nacional para enfrentar desastres de grande escala.

“Estamos prontos para apoiar tanto no Brasil quanto na Bolívia, de acordo com as demandas e disponibilidades de efetivo e orçamentária dos estados que sejam voluntários”, afirmou o Coronel Cerqueira.

Esta mobilização reforça o compromisso da LIGABOM com a resposta rápida a desastres e a colaboração internacional, mostrando a importância da união dos corpos de bombeiros militares do Brasil na proteção dos biomas com suas reservas naturais e na segurança das comunidades afetadas.

LIGABOM: Representando e fortalecendo os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.