Durante três dias, participantes realizaram tratativas com foco na elaboração de propostas de diretrizes e proposição de relevantes projetos na esfera Federal.
Entre os dias 07, 08 e 09 de março, na Academia do Bombeiro Militar do Distrito Federal-DF, ocorreu a 1ª Reunião Presencial do Conselho Deliberativo e Representantes Regionais da LIGABOM.
A reunião foi presidida pelo Cel Alessandro Borges Ferreira (CBMMT), e contou com presença dos seguintes Comandantes Gerais: Coordenadora Política – Cel Mônica de Mesquita Miranda (CBMDF), Regional Norte – Cel Nivaldo de Azevedo Ferreira (CBMRO), Regional Centro-Oeste – Cel Washington Luiz Vaz Júnior (CBMGO), Regional Sul – Cel Manoel Vasco de Figueiredo Junior (CBMPR), Regional Nordeste – Cel Marcelo Augusto de Araújo Bezerra (CBMPB), Regional Sudeste – Cel Alexandre dos Santos Cerqueira (CBMES). Na oportunidade, justificando a ausência, o Vice-presidente Cel Célio Roberto Pinto de Araújo (CBMMA) foi representado pelo Ten Cel BM Cleyton.
Durante o primeiro dia, os participantes apresentaram suas considerações e apontamentos de suas respectivas regionais. Além disso, foram abordadas as tratativas com foco na elaboração de cronograma de reuniões previstas (on-line e presencial), além de propostas e estratégias prioritárias para o fortalecimento, projeção e atuação integrada da LIGABOM para o ano de 2023.
No segundo dia de encontro, a agenda contemplou visita ao Congresso Nacional para apresentar o LIGABOM e algumas pautas relacionadas aos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Dessa forma, o Conselho Deliberativo também participou de reuniões institucionais com o Diretor da Força Nacional – Cel. José Américo de Souza Gaia, com o Diretor de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública – Gessé Santana Borges e com a Secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública – Ana Cristina Melo Santiago. No fim do dia, a comitiva participou da solenidade de posse da Cel BM Mônica como Comandante Geral do CBMDF.
Encerrando as atividades no terceiro dia, o Conselho Deliberativo participou de uma reunião de apresentação com o Ministro José Solla, da Agencia Brasileira de Cooperação Humanitária e com o Diretor do Centro Nacional de Riscos e Desastres (CENAD), Armin Braum.
Na oportunidade, o Ministro Solla destacou que a LIGABOM tem sido uma parceira importante na construção da resposta emergencial brasileira a pedidos internacionais de apoio em grandes desastres. E reforçou ainda, sobre a importância da consolidação das capacitações unificadas para as equipes dos Estados e do Distrito Federal com vistas a fortalecer e ampliar a capacidade do envio tempestivo de nossas equipes em missões humanitárias multidisciplinares especializadas em inundações, Incêndios florestais e estruturas colapsadas.