O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) participou de uma série de reuniões com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), nesta semana em Brasília, para discutir a criação de projetos de resposta rápida a eventos extremos e fortalecer a comunicação entre os Corpos de Bombeiros Militares  (CBMs) e o Ministério da Justiça.

Representantes da LIGABOM e da SENASP discutem estratégias de cooperação nacional, em reunião realizada em Brasília.

A agenda incluiu a proposição de termos de cooperação técnica e a padronização dos termos de referência de equipamentos utilizados pelos bombeiros. A otimização das estratégias de execução do orçamento dos CBMs também foi um dos principais temas abordados, com o objetivo de melhorar a estrutura e o pronto emprego operacional das corporações em todo o país

LIGABOM e Coordenação Geral de Operações Integradas da SENASP em reunião para fortalecer a comunicação entre CBMs e Ministério da Justiça

Em resposta imediata às discussões, foi compactuado o envio de guarnições de apoio de estados não afetados para regiões atingidas por catástrofes naturais.  Em que pese a aprovação da medida, o envio depende do estudo de viabilidade técnica de cada ente federativo, bem como análise e aprovação da SENASP.  Além disso, a LIGABOM articulou a divulgação e o  levantamento de candidatados a cursos nacionais e internacionais de especialização, como salvamento, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar,  fortalecendo o intercâmbio entre corpos de bombeiros nacionais e internacionais.

A resposta governamental, pendente de deliberações finais, é vista como indispensável para a implementação das propostas apresentadas. Representantes da SENASP se comprometeram a analisar as demandas e a colaborar na formulação e implementação de políticas públicas de segurança, incluindo a inserção dos CBMs em estratégias nacionais.

Perspectivas de continuidade foram destacadas pela LIGABOM, que enfatizou o empenho em fortalecer as parcerias com instituições públicas e buscar novas fontes de recursos para o benefício da segurança pública. As discussões são parte de um esforço contínuo para integrar e aprimorar a comunicação e o pronto emprego operacional dos Corpos de Bombeiros no Brasil.

LIGABOM: Representando e fortalecendo os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.