O Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS) recebe apoio Força Nacional, Instituto Chico Mendes de Conservacão da Biodiversidade – (ICMBIO) e Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFogo) e uso de aviões na  Operação Pantanal 2024, para combater focos de incêndio e colaborar com a preservação  desse importante bioma.

Avião utilizado pelo Corpo de Bombeiros para combater o fogo no Pantanal. Fonte: Assessoria de Comunicação do CBMMS.

A mobilização de forças é uma estratégia utilizada  para aumentar a eficiência no combate aos incêndios no Pantanal para salvaguardar a vida de plantas e animais que habitam a região. Deste modo, a colaboração revela-se essencial para poupar a biodiversidade da região afetada, que abriga inúmeras espécies de flora e fauna. Além disso, o Pantanal é um importante recurso para atividades econômicas sustentáveis, como o ecoturismo e a pesca.

Helibalde utilizado para combater o fogo no Pantanal. Fonte: Assessoria de Comunicação do CBMMS.

A atuação da força-tarefa com o uso de aviões tem sido fundamental para o combate ao fogo em pontos estratégicos para preservação da natureza em perigo. Desta vez, destaca-se o emprego  da aeronave Airtractor do CBMMS verificando focos de incêndiona região da Serra de BodoquenaMS , localizada na borda sudeste do Pantanal Motogrossense, de grande relevância ecológica para o bioma.

Avião utilizado pelo Corpo de Bombeiros para combater o fogo no Pantanal. Fonte: Assessoria de Comunicação do CBMMS.

Quatro aeronaves Airtractor do ICMBio, em conjunto com a equipe do PrevFogo, combateram incêndios na região do rio Paraguai Mirim. A aeronave KC390 da Força Aérea Brasileira, com capacidade de 12 mil litros de água, efetuou quatro alijamentos de água sobre as áreas de combate ao incêndio ao norte do Rio Abobral.

Avião cargueiro KC390 da Força Aérea Brasileira em apoio à Operação Pantanal 2024.

O efetivo da Operação Pantanal 2024 conta com 79 bombeiros militares, 80 militares da Força

Nacional, 14 agentes do IBAMA, 3 do ICMBio, 20 fuzileiros navais, 4 policiais militares e brigadistas do PrevFogo, totalizando um grande esforço conjunto. As equipes estão concentradas principalmente em Corumbá (MS), com o apoio de aeronaves estaduais e federais, incluindo cinco Air Tractor, dois helicópteros do CGPA, um do IBAMA, três helicópteros do Exército e a aeronave KC390.

A prevenção é fundamental. O CBMMS orienta a população a acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ao avistarem fumaça em rodovias e a evitarem atravessar áreas com visibilidade comprometida. A união e mobilização dos bombeiros e demais forças de segurança são essenciais para proteger o Pantanal.

O apoio mútuo entre corporações de bombeiros militares do Brasil e da Força Nacional é uma medida incentivada pela LIGABOM como mecanismo de junção de forças em prol da  sociedade