Texto: Maj Teodoro – CBMMT e Carlos Celestino
Imagem: Sd Roseno – CBMMT
O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom) realizou a 1° Reunião com os membros para tratativas institucionais e planejamento técnico com foco no alinhamento de trabalho das corporações. O encontro foi realizado, de 13 a 15 de março, junto com a edição do Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname) de 2024, Florianópolis, Santa Catarina-SC.
Na 1° Reunião, foi realizada a votação sobre a padronização de atendimento às ocorrências de desastres. Na prática, as corporações estão niveladas, alinhadas com os protocolos internacionais. O plano de trabalho foi construído pela comissão de bombeiros com representação de militares de todo o país.
Durante o Coname, na agenda conduzida pelo coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, 2° vice-presidente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), os comandantes participaram de uma série de atividades, com destaque para cerimônia de outorga de medalhas que foram entregues aos comandantes-gerais dos Estados. A honraria (Moeda Comemorativa dos 90 anos do CBMSC, instituída em janeiro de 2016, que é destinada a reconhecer pessoas físicas, jurídicas, civis e militares que no exercício das suas atividades tenham se destacado no desenvolvimento da corporação). A homenagem reconhece o empenho de todos os envolvidos no trabalho de aprovação de diretrizes para a padronização de resposta a desastres.
Outro relevante assunto tratado no encontro foram as questões específicas do conjunto da Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil Lei N.°14.751, que unifica em nível nacional normas básicas para corporações, aprovada pelo Senado em novembro de 2023.
Durante os três dias de congresso, os militares tiveram a oportunidade de aprender sobre modelos de trabalhos, incluindo técnicas de soluções e inovações para o trabalho militar nos atendimentos às ocorrências. O conhecimento foi repassado através das palestras e apresentação sobre: Cinotécnica do Canil Central, Simpósio Satélite – Ventilação Positiva, Convergência Criminal, Resgate Veicular, Salvamento em altura, salvamento aquático, além reuniões de grupos temático e demais assuntos de uma vasta programação que pode ser conferida clicando aqui.
No evento, também foi anunciado que a realização da 22ª Edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) 2025, será realizada no Estado do Ceará – (CE). Embora o evento aconteça a cada biênio, uma edição está programada para o ano seguinte, em 2026, no Estado de Santa Catarina (SC), em celebração ao centenário do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC). O Senabom é considerado o maior evento de Bombeiros Militares da América Latina.
Na conferência do Coname, estiveram presentes as principais autoridades do Brasil, incluindo os comandantes-gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, bem como os Secretários de Segurança Pública dos estados. Além disso, representantes da Associação Internacional de Gendarmerias e Polícias com Status Militar (FIEP), acompanhados por oficiais de 11 diferentes países.