Texto: Maj Teodoro – CBMMT e Carlos Celestino

Fotos e informações: Câmara Municipal de Coimbra-PT

Uma equipe de bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) teve a honra de representar o Brasil na competição inaugural da ‘Elite Internacional Quebra Costas 2024’, realizada na cidade de Coimbra, Portugal. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Companhia de Bombeiros Separadores de Coimbra (CBSC), contou com a participação de aproximadamente 500 bombeiros de cinco nacionalidades diferentes: portuguesa, espanhola, francesa, brasileira e inglesa.

A prova desafiadora, intitulada “Quebra Costas dos Bombeiros”, exigiu dos atletas militares percorrer um trajeto de 500 metros, que se estendia do Arco da Almedina à Universidade, carregando os equipamentos de proteção individual (EPI) em ruas íngremes da cidade. O percurso apresentava um desnível de 113 metros e um declive médio de aproximadamente 14,1%. Os competidores enfrentaram esse desafio utilizando vestimentas operacionais completas, incluindo casacos e calças resistentes a incêndios urbanos, botas adequadas, luvas, capacetes, máscaras e aparelhos respiratórios.

Divulgação


De acordo com o plano de organização da prova, os participantes foram divididos em sete escalões e separados na categoria de gênero; (feminino) e (masculino), entre faixa etária de idade de 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 44 anos, 45 a 49 anos, 50 a 54 anos, 55 a 59 anos e mais de 60 anos. Os competidores buscavam alcançar lugar nas seguintes classificações: individuais (melhor tempo individual cronometrado) e classificação por equipa, por Corpo de Bombeiros (que resulta da média da soma dos três melhores tempos dos operacionais. 

A delegação cearense, liderada pelo tenente-coronel Hans Nelivando Rabelo, do CBMCE, foi integrada pelos militares; tenente Kharita Waleska Costa Viana, o cabo Tiago de Lavor Gama, o cabo Jefferson Castro Faustino, o cabo Stephenson de Paula Saraiva, o soldado Jackson Felipe Pereira Melo e tenente-coronel Jectan Vital de Oliveira. 

Divulgação

Intercâmbio – A competição não apenas promoveu a excelência esportiva, mas também proporcionou um intercâmbio valioso de conhecimentos entre as corporações participantes. Houve oportunidade para visitas institucionais às instalações sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, bem como um seminário para compartilhar experiências e discutir as melhores práticas em operações florestais e urbanas.

Outro destaque, foi a palestrantes do tenente-coronel Jectan Vital de Oliveira, do CBMCE, que palestrou sobre o tema: “Gestão operacional: do acionamento ao cenário de ocorrência”, contribuindo com valiosos insights para os participantes.

Essa representação internacional não apenas demonstrou a competência e o profissionalismo dos bombeiros militares do Ceará, mas também fortaleceu os laços de cooperação e aprendizado mútuo entre as diferentes corporações de bombeiros ao redor do mundo.