Texto e imagens: ASCOM CBMSC – Adaptado
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), passou a ter um novo Comando. Foram empossados o Comandante-Geral, coronel Fabiano Bastos das Neves, além do Subcomandante-Geral, coronel Jefferson de Souza e o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal, em solenidade militar ocorreu em Florianópolis, 31-01, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, com a presença do governador Jorginho Mello.
Passagem de Comando
O coronel Fabiano Bastos das Neves é o 12º Comandante a assumir o mais alto cargo do CBMSC.
O coronel Fabiano de Souza deixou o cargo de Comandante-Geral do CBMSC após 1 ano e 1 mês na função. Ele passa a ser o Secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Durante o ato de passagem do Comando, o governador repassa a Espada de Comandante-Geral ao coronel Fabiano Bastos das Neves. Esta espada é de uso exclusivo do oficial nomeado para este cargo e é repassada a cada novo Comandante. Esta espada é diferenciada pelo formato, com a lâmina curva e em metal dourado, tendo os símbolos da corporação.
Na lâmina são registrados os nomes de todos os Comandantes-Gerais que a empunharam durante os períodos do Comando, com o objetivo de manter viva a memória da corporação.
Conheça o novo Comandante-Geral, coronel Bastos
Natural do Rio de Janeiro, nascido em 10 de fevereiro de 1976. Foi incluído na Polícia Militar de Santa Catarina em 03 de março de 1995, para a formação de soldados, depois em 03 de março de 1997 para a formação como oficial. Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 05 de maio de 2000.
Fez os cursos de: Especialização de Bombeiros para Oficiais, em 2006; Curso de Comando e Estado-Maior, em 2013 e o Curso Superior de Polícia Militar, em 2020. É pós-graduado em Gestão de Riscos, com ênfase na Gestão de Emergências e Desastres; em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e ainda em Perícia de Incêndios e Explosões.
Durante a carreira comandou a Companhia de Barra Velha; no Batalhão de Itajaí comandou a Companhia, chefiou a 4ª seção, foi Subcomandante e Comandante deste Batalhão. Foi chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), Comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar e atualmente estava na função de Chefe do Estado-Maior Geral.
Como principais condecorações, destacam-se: medalha Mérito por Tempo de Serviço categorias bronze e prata (10 e 20 anos de serviço militar); Mérito Bombeiro Militar bronze, prata e ouro, além da medalha de Mérito da Aviação.
A solenidade contou ainda com a entrega de 04 viaturas caminhonetes, chamadas de Auto Resgate (AR). Estas viaturas auxiliarão as equipes de plantão no atendimento a ocorrências. Foram investidos R$ 1.244.000,00, com apoio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que disponibilizou R$ 311.000,00 para cada veículo.
Em todo o estado foram promovidos quatro praças e dois oficiais, que chegaram ao último posto da carreira. Em Florianópolis foram promovidos ao último posto os coronéis Walter Parizotto e Christiano Cardoso.
Para encerrar o evento os novos comandantes e os promovidos passaram pelo tradicional batismo
Veja todas as fotos da solenidade clicando aqui.