ASCOM CBMCE

O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará após 89 anos sediado no Prédio chamado “Casarão Vermelho” localizado no Bairro do Jacarecanga cuja construção data de 07 de setembro de 1934 se mudou para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

O novo endereço é na Avenida Borges de Melo, 690 – Bairro Parreão, em Fortaleza-CE. A mudança ocorreu durante a 59ª semana de prevenção de 2023, que se realizou entre 26 de junho e 6 de julho.

Sobretudo, coube ao Coronel Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa com seu comando assumir o novo prédio e sua estrutura.

Ainda assim, este complexo urbano ainda concentrará a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Centro Integrado de Inteligência, Centro de Convivência e interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).

O Comando-Geral e a 7ª Companhia do 1º Batalhão

Nesse sentido, os edifícios possuem área construída de 6.952.53 m2, tendo valor investido de R$ 4.593.325,00 sendo formados por dois blocos de edifícios onde no primeiro o Comando-Geral do CBMCE e toda sua assessoria especializada.

Enquanto no segundo prédio, desde 1º de abril de 2022, funciona a 7ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiros Militar (7ªCia/1ºBBM). Ou seja, uma unidade operacional de multimissões.

O projeto

A princípio, o projeto é do Arquiteto e Urbanista Felipe de Sousa Nunes, lotado na Superintendência de Obras Públicas (SOP). O Partido arquitetônico adotado para a concepção do conjunto de edifícios teve um conceito contemporâneo, com uso de materiais como vidro e metal, além de premissas e soluções construtivas sustentáveis que alia inovação, eficiência energética e segurança a partir de técnicas de fachadas ventiladas, forro mineral em placas e pisos elevados.

Bem como, o conceito arquitetônico foi construído a partir das demandas do Corpo de Bombeiros e conceitos modernos de laje livre tornando o layout nos pavimentos mais orgânicos e adaptável as necessidades administrativas e operacionais.

Em outras palavras, o prédio o prédio foi implantado de forma que o acesso ao Prédio do Comando Geral fosse realizado independente ao Prédio Operacional, porém integrado ao pôr acesso internos e ao subsolo comum.

Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará  em novo endereço

A concepção

Além disso, sua volumetria escolhida foi a verticalização e a disruptiva entre blocos, criando um efeito impactante nos prismas quando vistos em perspectivas diferentes.

Do mesmo modo, sua plasticidade e seu sistema construtivo se faz pela união de diversas técnicas e soluções projetuais, sobretudo com o uso misto de estrutura metálica formado por pilares, vigas e a laje steel deck predominantemente nos prédios, sendo suas vedações formadas por um misto de alvenaria convencional e revestimentos em ACM por questões de conforto térmico e estético.

Todavia, as esquadrias são vidro no formato de fita que circundam as fachadas dos prédios, levando iluminação e visuais internas para os espaços externos verdes e urbanizados do complexo, favorecendo assim que esses elementos façam uma composição que agrega estética e conforto como um todo a forma do edifício.

Ao mesmo tempo, o Paisagismo dos edifícios foi pensado em conjunto com todo complexo, a partir de seu potencial estético e plástico agregando texturas e formas ao edifício. Para tanto, seu paisagismo trabalhou as formas, as cores, as texturas, a mobilidade, os aromas e as transparências das vegetações de maneira conjunta e agregada.

O edifício do Comando-Geral

Assim, o edifício do Comando Geral é formado por cinco pavimentos, comportando no Subsolo sua a área técnica e as salas de arquivos. No Térreo existirá a recepção, a Ouvidoria, o Protocolo Geral e um auditório que comporta 150 pessoas.

Dessa forma, no 1° pavimento, o Comando de Engenharia Prevenção de Incêndio (CEPI). No 2° pavimento a Célula de Apuração de Procedimentos Disciplinares, a Célula Financeira, a Célula de Compras e a CEDIT de Tecnologia da informação.

Desse modo, em seu 3° pavimento, o Comando de Bombeiro da Capital, o Comando de Bombeiro do Interior, a Assessoria de Comunicação e a Coordenadoria de Gestão de Pessoal.

Em síntese, no 4° pavimento a Gerência Superior do Corpo de Bombeiros, formada pelo Comando Geral e o Comando Adjunto, Gabinetes dos comandantes, a Secretaria Direção Superior – DPGI, a assessoria jurídica e de inteligência e o Salão Nobre.

A 7ª Companhia do 1º Batalhão

Primeiramente, o prédio da 7ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiros dispõe de três pavimentos, comportando no Subsolo sua área técnica e as salas de arquivos.

No Térreo a garagem Operacional, a recepção, descontaminação, almoxarifado, lavanderia e o Cassino.

No 1° pavimento todo complexo da unidade operacional e administrativo sendo formado por alojamentos, banheiros e refeitório.

Por fim, no 2° pavimento o comando do 1º Batalhão, bem como da 7ª Companhia, além da Ajudância.

Créditos, ao tenente coronel bombeiro militar e arquiteto Hans Nelivando Rabelo

Vidas alheias e riquezas salvar!