Evento reúne Comandantes-Gerais e representantes dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Estado anfitrião, com o apoio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), promoveu entre os dias 20 a 22 de junho de 2023, um workshop tendo como tema “A padronização nacional das respostas a desastres”. Na oportunidade, também foi realizada a 2ª Reunião Geral do LIGABOM, na modalidade presencial.
O evento, que ocorreu em Caldas Novas – GO, reuniu os Comandantes-Gerais e representantes dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil, com o objetivo apresentar algumas demandas específicas da LIGABOM, receber as apresentações resumidas dos trabalhos do Comitê de Combate a Incêndio (CONACI) e do Comitê de Bombeiras Militares (CNBM), e ainda através dos bombeiros militares especialistas em desastres, discutir e propor ações que visem uma atuação padronizada das nossas Corporações no âmbito nacional e internacional.
Durante o Workshop, foram abordados temas como: acesso a novas tecnologias, técnicas e métodos internacionais já validados no âmbito de desastre, busca de padronização nacional em termos de capacitação, mobilização e emprego de pessoal, além da deliberação da LIGABOM na formulação de um instrumento protocolar.
O evento contou também com a participação e colaboração do Ministro de segunda classe José Solla Vázquez Junior, Secretário Executivo do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional do Brasil e ponto focal brasileiro do Escritório de Avaliação e Coordenação de Desastres das Nações Unidas (UNDAC) e do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG); e do sr. Tiago Molina Schnorr, Coordenador-Geral de Gerenciamento de Desastres do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
A padronização das respostas aos desastres é um desafio constante para as Corporações de Bombeiros Militares e a reunião da LIGABOM e o Workshop são importantes passos para avançar nesse processo.
Assim, através do compartilhamento de informações, discussões e definição de diretrizes, busca-se garantir uma atuação integrada, efetiva e coordenada em situações de emergência, visando proteger vidas e reduzir os danos causados por desastres naturais ou provocados pelo homem.
Vale destacar que, a troca de experiências e a padronização de protocolos emergenciais são fundamentais para melhorar a nossa capacidade de resposta imediata, no que se refere aos desastres ambientais que possam vir a impactar o Brasil ou outros países que solicitem apoio.
Ao término do evento, a comissão nacional de padronização de resposta aos desastres, formada por especialistas em diversas áreas, apresentou os trabalhos desenvolvidos durante o Workshop, divididos entre os temas: capacitação, acionamento, mobilização, resposta e desmobilização; para deliberação por parte do Conselho e prosseguimento dos estudos, a fim de se implantar um protocolo nacional de atuação frente aos desastres no Brasil.