O XX SENABOM – Seminário Nacional de Bombeiros aconteceu entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, no Expo São Paulo, e contou com delegações e comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares de todos os estados do Brasil.
O SENABOM é um evento que promove o incentivo à produção e acesso ao conhecimento fomentado pelos trabalhos acadêmicos profissionais desenvolvidos, o acesso às novas tecnologias utilizadas no atendimento às emergências e aos equipamentos de última geração e, ainda, a troca de experiência entre organizações governamentais e não governamentais que têm foco em combate à incêndios e operações de salvamento.
Durante os dias do evento, somaram-se 54 horas de palestras científicas e workshops, com convidados técnicos e especialistas em painéis temáticos e rodadas de negócios com audiência de 3.450 pessoas. Durante o SENABOM, houve a FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção e, também, a Fire Show – International Fire Fair em que expositores mostraram seus produtos.
O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM reuniu, durante os dias do evento, os comandantes de todas as corporações do país para pautar diretrizes para todos os corpos de bombeiros militares do Brasil.
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como anfitrião, participou ativamente da organização do SENABOM, na produção e disseminação de conhecimento e troca de experiências com os demais Corpos de Bombeiros.
Concomitantemente ao XX SENABOM, ocorreu o Campeonato de Resposta Operacional que com a utilização de procedimentos operacionais padrão utilizados nos atendimentos diários realizados pelos Corpos de Bombeiros. Também, o desafio do Bombeiro Resistente, prova que mede agilidade e força dos bombeiros. Além disso, foi desenvolvido o Workshop de Veículos Híbridos e Elétricos na Escola Superior de Bombeiros, que visa conhecer a tecnologia embarcada e o aprimoramento de técnicas de resgate envolvendo esse tipo de veículo.
Em 2023, o evento será realizado na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, e terá o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul como organizador.