O Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) é um esforço conjunto que envolve o Governo do Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio dos consórcios regionais de saúde. O serviço foi criado para possibilitar e agilizar o acesso ao serviço de saúde em qualquer parte do estado de Minas Gerais, seja em unidades hospitalares ou locais de difícil acesso. É um serviço que revolucionou o atendimento médico de pacientes que necessitam de intervenções hospitalares mais complexas, de modo rápido e efetivo, proporcionando mais assertividade e segurança nos tratamentos.

Rede de atendimento

Atualmente, existem quatro bases do SAAV-MG em funcionamento nas cidades de Belo Horizonte, Varginha, Montes Claros e Uberaba, que contam com recursos humanos e logísticos que lhes permitem operar de forma sistemática e segura, atendendo a população mineira em qualquer lugar do Estado.

Todos os pedidos de socorro médico de urgência que dão entrada por meio de centrais do Corpo de Bombeiros Militar pelo (193) e pelas Centrais do SAMU (192), são imediatamente recebidos para que possam ser adequadamente regulados e atendidos por médicos.

Como funciona

O serviço do SAAV orienta-se pela decisão do médico regulador de urgências, sendo estabelecidos protocolos de despacho imediato em alguns casos, através de comunicação simultânea com o regulador médico. Tudo devidamente registrado no sistema informatizado de comunicação e regulação, que avalia a necessidade de empenho da aeronave, nos termos da legislação vigente.

Eficiência no atendimento

O serviço proporcionou um aumento de mais de 100% do número de pacientes atendidos nos anos de 2019, 2020 e 2021, com uma média de 1.200 vítimas, comparando com os anos imediatamente anteriores que teve uma média de 499 vítimas atendidas. Situação que se deve ao incremento de novos investimentos, e adição de novas aeronaves ao serviço (avião e helicópteros), assim como início de funcionamento de duas novas bases (Montes Claros e Uberaba).

Em setembro de 2018, foi alugado o avião prefixo PP-ITY visando, dentre outras ações, reduzir o custo de transporte aéreo inter-hospitalar no âmbito do estado, mantendo a continuidade e aumentando a eficiência do serviço e a chegada da aeronave asa fixa PT-SES, muito usada no transporte de pacientes de Covid e vacinas em toda Minas Gerais.

Da mesma forma que o crescimento exponencial dos atendimentos, as horas de voo da frota saiu de aproximadamente 1.400 horas em 2018 para quase 2500 horas em 2019, mostrando o crescimento do serviço, baseado em investimentos, mais mineiros tiveram acesso a este tipo de serviço.

Transporte da Força Estadual de Saúde em caso de catástrofe

E para o funcionamento deste serviço, o SAAV conta com 90 bombeiros militares, através do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG e 57 médicos e enfermeiros do SAMU através dos Consórcios Regionais de Saúde, que trabalham em prol da sociedade mineira 7 dias por semana, 365 dias por ano, voando para salvar.

Principais vantagens da adesão ao SAAV

– Realização de transporte quando a gravidade do quadro clínico do paciente exigir intervenção rápida e as condições de trânsito tornem o transporte terrestre muito demorado ou transporte em grandes distâncias em um intervalo de tempo aceitável diante das condições clínicas do paciente;

–  Viabilizar o transporte inter-hospitalar alinhado às diretrizes Sistema Estadual de Regulação no âmbito do SUS-MG;

–  Reduzir o tempo-resposta nas situações de urgência e emergência em saúde;

–  Reduzir as mortes e complicações evitáveis;

–  Aperfeiçoar a prestação de serviços assistenciais pré-hospitalares;

–  Viabilizar o transporte de órgãos, tecidos e equipes alinhados ao Sistema Estadual de Transplantes.