Texto: ASCOM LIGABOM/ Imagens: ASCOM CBMDF

O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares se reuniu em Brasília entre os dias 05 e 06 para apresentar os resultados alcançados e finalizar as demandas de 2023. O encontro ocorreu na Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e incluiu compromissos no Congresso Nacional e no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante a cerimônia de abertura, foram feitas homenagens e agradecimentos às autoridades civis, militares e outros parceiros que desempenharam papel fundamental ao longo do ano para o progresso das ações conduzidas pela LIGABOM.

Além disso, as corporações tiveram a oportunidade de realizar a outorga de suas respectivas medalhas.

Nos encontros de trabalho, os Comandantes Gerais apresentaram um resumo das atividades e dos resultados de suas instituições, enfatizando o apoio integral fornecido pela LIGABOM.

A visita ao Congresso Nacional teve como objetivo agradecer aos parlamentares pelo apoio irrestrito na aprovação da Lei Orgânica das Polícias e Bombeiros Militares, entre outras demandas dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

No Ministério da Justiça, a comitiva teve o prazer de receber a concretização do Relatório Técnico de Demandas dos Corpos de Bombeiros Militares. O documento foi elaborado com o propósito de orientar a aquisição padronizada de materiais, equipamentos e viaturas, simplificando o processo de licitação e compra e fornecendo as especificações técnicas dos itens que atendem às 27 unidades da Federação.

Às vésperas de comemorar duas décadas de existência em 10/12/2023, a LIGABOM tem prestado serviços relevantes à sociedade brasileira e internacional, bem como aos bombeiros militares brasileiros, destacando-se pela sua importância na gestão e integração das nossas corporações junto aos demais órgãos federais para responder às demandas operacionais emergenciais.

“Isso demonstra que, como um corpo, ao trabalharmos de forma integrada, alcançaremos nossos objetivos”, afirmou o Presidente da LIGABOM, Coronel Alessandro Borges/CBMMT, que também ressaltou os resultados positivos das inúmeras ações realizadas em 2023.

Próxima agenda

A LIGABOM planeja se reunir novamente presencialmente de 13 a 15 de março de 2024, em Florianópolis/SC, onde serão apresentadas as pautas e demandas anuais.