Governador Camilo Santana com o Prefeito de Fortaleza Sarto, a vice-governadora Izolda Cela, o Secretário da SSPDS, Sandro Caron e Bombeiros Militares do Ceará
Governo do Estado inaugura novo Comando e Companhia do Corpo de Bombeiros do Ceará. Na manhã dessa sexta-feira (1º), foi inaugurada a primeira etapa do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O equipamento, que é o maior investimento em segurança pública da história do Estado, foi planejado visando maior eficiência administrativa, operacional e logística para as Forças de Segurança. A iniciativa contou com a participação do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque de Araújo, entre outras autoridades.
Nesse primeiro momento, foram entregues as estruturas físicas do Centro de Convivência e do novo Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além da 8ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (8ªCia/1ºBBM). A expectativa é que todo o Centro esteja em pleno funcionamento no segundo semestre de 2022. A princípio, antes de iniciar a sua fala, o governador Camilo pediu a todos os presentes que dessem uma salva de palmas aos trabalhadores que seguem atuando nas obras do CISP. “Quero agradecer a vocês, que estiveram dia e noite nessa obra. Podem ficar certo que vocês fazem parte da história desse Centro, colocando aqui o suor, o trabalho e a dedicação para melhorar a vida dos cearenses”, destacou.
O chefe do Executivo estadual aproveitou para falar sobre os seus últimos passos como governador do Ceará. “Quero dizer que dediquei todas as minhas energias. Lutei em todos os momentos para construir um Ceará melhor e para fortalecer essa área da segurança pública. Eu posso garantir que dei aumentos salariais históricos para a valorização da categoria. Eu me lembro bem, Izolda, que na nossa eleição em 2014, a maior reclamação de um policial é que passava 18 anos na Polícia e não tinha uma promoção. Nós promovemos no nosso Governo, mais de 25 mil homens e mulheres da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Isso é o reconhecimento aos nossos profissionais”, disse.
A vice-governadora Izolda Cela comentou que a inauguração do CISP ilustra bem o esforço do Governo do Ceará na área da segurança pública. “Nós entendemos que uma das tarefas mais importantes do Governo é justamente garantir que os serviços cheguem à população da melhor maneira e mais efetiva possível. E nesse momento, trata-se disso: um exemplo muito forte e evidente desse esforço”, destacou.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, em sua fala reforçou o agradecimento de todas as instituições ao gestor. “Esse é um dia histórico. O CISP é mais uma grande ideia do grande gestor Camilo Santana, que tem como ideia principal a integração. Então teremos, nos próximos meses, a vinda de toda a segurança pública para cá”, finalizou.
Segundo o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, ”o novo comando geral no CISP vai ampliar e permitir maior integração entre as forças de segurança como, também, fortalecer o nosso poder operacional com mais uma companhia de bombeiros na capital alencarina”, declarou.
Estiveram presentes, na solenidade, o secretário chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; os secretários Executivo e Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Samuel Elânio e Adriano de Assis Sales, respectivamente; o coronel comandante-geral Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Ronaldo Roque; o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Renato Jevson; o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Clairton Abreu; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Dr Helano Matos; o superintendente de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, o presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique, entre outras autoridades.
Ao todo, estão sendo investidos quase R$156 milhões para a construção ainda das novas sedes da SSPDS, das Polícias Civil e Militar, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do CBMCE, do Centro Integrado de Inteligência e da interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS. Todo o recurso é oriundo do Tesouro do Estado. Já o projeto foi desenvolvido pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), que acompanhará todas as etapas da implantação. Além do novo Comando Geral do CBMCE e da 8ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, esse conjunto de equipamentos vão compor o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
Após a ordem de serviço assinada em janeiro de 2021, os equipamentos da Segurança Pública começaram a ser construídos em área estratégica e central da Capital, nas proximidades da Base Aérea de Fortaleza, no bairro do Aeroporto, utilizando o terreno do Quartel do Comando da Polícia Militar e a área adjacente de cerca de 35 mil m² entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo, cedidas pela União. O empreendimento ainda inclui os serviços de urbanização e paisagismo, com a manutenção de zonas verdes, a implantação de academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedopraça e areninha, entre outras estruturas de acesso e circulação.