ASCOM CBMRS/ Foto: Gustavo Mansur

Na quarta-feira (16/8), o governador Eduardo Leite recebeu, das mãos do presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (LIGABOM), Coronel Alessandro Borges Ferreira, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, e do Coordenador-Geral da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), Tenente-Coronel Ederson Carlos Franco da Silva, o convite oficial para prestigiar a 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom). O evento será realizado em Gramado entre 4 e 6 de outubro. 

O Senabom é considerado o maior encontro de bombeiros militares da América Latina. Com temáticas de todos os campos do conhecimento relacionados às atividades do setor, o seminário terá palestrantes com experiências internacionais e considerados referências em suas áreas de atuação.

“É motivo de muito orgulho para nós, gaúchos, recebermos, pela segunda vez e após vinte anos, o maior seminário da América Latina dessa temática. Estamos preparando um evento que será propício para qualificação, troca de experiências e inovação”, afirma Estêvam.

Entre os assuntos que serão abordados estão técnicas de salvamento veicular, busca e resgate com cães e sistemas inovadores aplicáveis à segurança contra incêndio. Uma das presenças confirmadas é a do capitão Leandro da Hora, do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Ele atuou na força-tarefa brasileira que participou da missão humanitária em apoio às vítimas do terremoto na Turquia. Em um dos eventos do seminário, ele vai contar como foi essa experiência.

Como em edições anteriores, o Senabom 2023 reunirá participantes de diversos segmentos ligados à temática, estreitando laços entre instituições e disseminando conhecimentos. Além de bombeiros de todos os Estados do Brasil e de outros países, o seminário contará com a presença de agentes de defesa civil e da segurança pública, pesquisadores, estudantes, e profissionais das áreas de saúde, segurança do trabalho, construção civil e de gestão de atividades de alto risco.

Paralelamente ao seminário, ocorrerá o 1ª Simpósio de Integração e Inovação em Segurança Contra Incêndio (SIS), com o objetivo de aproximar os profissionais envolvidos com essa área de atuação. Palestras e apresentações de trabalhos científicos irão contribuir com a formação profissional dos participantes. Somando-se à programação científica, serão realizados o desafio de resgate veicular, a certificação de cães de busca e resgate e a tradicional prova Bombeiro de Aço. Outro evento paralelo será a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie), maior mostra do setor na América Latina.

Além do governador, também receberam o convite o secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), coronel Mário Ikeda, e o Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.