Ascom/CBMSE – Adaptado

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou na tarde desta segunda-feira (22) a solenidade de posse do novo comando da corporação, no Quartel Central, em Aracaju. O coronel Fábio Cardoso assumiu como comandante em substituição ao coronel Alexandre José, que estava à frente da instituição desde julho de 2020. Também assumiu como a primeira subcomandante mulher da história da corporação, a coronel Maristela Xavier.

O coronel Fábio Cardoso ressaltou sua gratidão durante o primeiro discurso como comandante. “Gratidão a Deus, aos meus pais, à minha família. Ao governador Fábio Mitidieri e ao secretário João Eloy pelo convite e pela confiança na gestão do Corpo de Bombeiros, aproveitando para reforçar o compromisso de trabalhar duro para que a sociedade tenha acesso ao nosso serviço com mais alta qualidade e celeridade, seja na prevenção ou na resposta a ocorrências. Quero agradecer também à coronel Maristela, por aceitar o convite para ser minha subcomandante. Aos militares que compõem o CBMSE pelas mensagens de apoio e ao coronel Alexandre pela gestão dos últimos anos”.

Ele falou ainda sobre as diretrizes do seu comando. “Iremos fortalecer o Planejamento Estratégico da corporação, nos integrando cada vez mais com a Secretaria de Segurança Pública e todos os órgãos do governo, sendo parceiro na busca de soluções para as demandas. Iremos fortalecer e respeitar políticas públicas inclusivas e de igualdade de gênero. Vamos fortalecer o papel da mulher na corporação. Vamos buscar a harmonia no espírito de corpo dos militares em prol das melhores condições da tropa, estando aberto sempre oo diálogo. Quero dizer aos militares desta honrosa instituição que cada uma das senhoras e dos senhores tem um propósito, um papel fundamental dentro da corporação”.

Sgt Edmilson/CBMSE

O ex-comandante, coronel Alexandre José, que ficou quase três anos à frente da corporação, agradeceu a todos pela confiança e apoio nesse período. “É um momento de muita emoção para mim. Esse momento representa não somente a finalização de um ciclo de comando, mas também o que iniciou como policial militar a 25 anos na condição de aluno de soldado, que seguiu até o coronelato nesta honrosa corporação, indo além disso, alçando o comando-geral. O que eu preciso fazer, por dever de justiça, é demonstrar a gratidão a todos que junto comigo elevaram o CBMSE a outro patamar”.

O Presidente da Ligabom e comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, elogiou o trabalho feito pelo cel. Alexandre e fez votos de sucesso para o cel. Fábio Cardoso. “Na oportunidade, ciente do findar do vosso Comandamento, agradeço por todo apoio e parceria destinados a este Conselho, bem como aproveitamos para parabenizá-lo por vossa brilhante atuação e profícuo Comando junto ao CBMSE, que Deus o abençoe cada vez mais em sua nova jornada profissional e pessoal. Ao Senhor Cel BM Fábio Cardoso, novo Comandante Geral, também parabenizo e desejo muito sucesso frente a nova missão de comandar essa distinta instituição. Conte conosco, pois também contamos com o vosso estimando apoio e participação como membro do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM”, disse o cel. Alessandro.

Comandante atual

O novo comandante tem 23 anos de corporação e ingressou no CBMSE como cadete do Curso de Formação de Oficiais realizado no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará. Ele é graduado em Direito, especialista em Segurança Pública, em Gestão Estratégica em Segurança Pública e em Direito do Estado com formação para o Magistério Superior na área de Direito. Comandou o 3º Grupamento Bombeiro Militar sediado em Itabaiana, foi Diretor Operacional e Diretor de Atividades Técnicas do CBMSE, dentre outras funções desempenhadas durante a carreira.