José Lucas Salvani | SECOM MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) faz a seleção de artigos para o segundo volume da Revista Científica Scintilla. A revista é uma publicação que visa a divulgação técnico-científica de pesquisas e estudos relevantes na área de interesse Bombeiro Militar, Defesa Civil e Segurança Pública. Para participar, o autor deve ser graduado em qualquer área de formação e o artigo precisa abranger uma das áreas temáticas de interesse.
“Essa revista é muito importante por ser a forma que o Corpo de Bombeiros encontrou de fomentar o estudo científico dos nossos bombeiros militares, possibilitando também que outras instituições possam publicar seus artigos. Nossas ações do dia a dia são baseadas em conhecimentos técnicos e científicos, então é muito importante para agregar ao nosso trabalho, melhorando o atendimento para a população”, explica o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.
“Esta é a primeira vez que a corporação, em quase 60 anos de fundação, investe em conhecimento científico desta forma. Estamos agora com um trabalho intenso para produzir e divulgar conhecimento para dentro da corporação e para difundir com a população mato-grossense”, acrescenta o comandante-geral.
Os artigos submetidos neste segundo volume devem atender ao menos uma das 15 áreas temáticas de interesse: Incêndio Florestal; Gestão de Incêndios Florestais; Busca, Salvamento e Resgate; Atendimento Pré-Hospitalar; Gestão de Riscos, Emergências e Desastres; Proteção e Defesa Civil; Gestão de Segurança Contra Incêndio e Pânico; Gestão Corporativa; Treinamento Físico Militar; História, Educação, Artes e Cultura Militar; Tecnologia da Informação; Legislação e Doutrina; Gestão de Segurança Pública; e Soluções Tecnológicas na Atividade de Bombeiro.
Os interessados em publicar um artigo devem submetê-lo pelo e-mail revistascintilla@gmail.com. Para a edição de julho, serão aceitas submissões até 16 de abril. Após este período, os artigos serão analisados para uma eventual publicação do terceiro número, previsto para dezembro deste ano.