Texto: ASCOM LIGABOM com informações da Ascom CBMMT. Imagens: Christiano Antonucci/SECOM-MT

Três projetos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), sendo um em primeiro, terceiro e sétimo colocado do pódio, foram os ganhadores na 1ª edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. A premiação de reconhecimento foi entregue na solenidade promovida pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (15 de abril), no Palácio Paiaguás, sede do executivo, em Cuiabá-MT.

O coronel Alessandro Borges Ferreira, comandante-geral do CBMMT, enfatizou o significado crucial dessas conquistas tanto para a instituição quanto para a comunidade de Mato Grosso.

“Esses prêmios refletem o compromisso do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso em buscar constantemente a excelência na prestação de serviços à população. Estamos orgulhosos das equipes premiadas e de suas contribuições para a gestão pública estadual”, destacou o comandante.

Em 1° lugar, na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, o vencedor do prêmio, com cheque de R$200 mil, foi o aplicativo ‘Chama o Bombeiro’, uma plataforma digital desenvolvida para atendimento de ocorrência da comunidade surda, da equipe composta pela coronel Luciana Bragança, major Leandro Jorge de Souza, além dos servidores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Robson Gomes de Melo e Nivaldi Calonego Junior. 

“O objetivo da criação desse aplicativo era garantir que os surdos tivessem autonomia e dignidade para solicitar serviços de emergência, concedendo-lhes os mesmos direitos que qualquer cidadão”, enfatizou a coronel Luciana.

Em 3º lugar, também na na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, o vencedor, com prêmio de R$150 mil, pela prática da Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, com foco na redução de custos e na busca da melhoria da satisfação do cidadão e do servidor. Na linha de frente deste projeto, o tenente-coronel Jean Carlos Oliveira, tenente-coronel Fernando Duarte Santana, major Diego Oliveira dos Reis e o sargento Edivan Cassiano Borges.

Christiano Antonucci/SECOM-MT

“Essa iniciativa visa aprimorar a eficiência e a eficácia dos serviços prestados, garantindo um atendimento de excelência e uma resposta mais ágil em situações de emergência. Ao implementar medidas inovadoras e eficientes, o projeto busca otimizar recursos, reduzindo custos operacionais”, explicou o sargento Edivan Borges. 

Em 7º lugar, na categoria Transformação Digital, ganhou o projeto o Sistema de Serviços Técnicos do CBMMT – Módulo Serviços Simplificados que tem como objetivo otimizar os processos burocráticos e administrativos do CBMMT, simplificando procedimentos de emissão de licenças, alvarás e certificados relacionados a serviços técnicos. Na deste eixo, foi pela equipe composta pelo major Donato Coelho de Almeida, major André Luiz Dechamps, capitão Bruno Grou Vilas Boas e o sub-tenente Jonattan Taques Sampaio.

Sobre o prêmio

“A cerimônia de premiação, organizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), destacou as 10 melhores iniciativas em cada uma das seguintes categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.

As equipes líderes em cada categoria foram recompensadas com valores distintos: R$ 200 mil para o primeiro lugar, R$ 170 mil para o segundo e R$ 200 mil para o terceiro. Além disso, os membros dos grupos vencedores têm o direito a passagens aéreas internacionais com acompanhantes. Além disso, os premiados também receberam o certificado de ‘Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas’.

As iniciativas premiadas serão impulsionadas pelo Laboratório Central de Inovações (LabSin) para que possam ser replicadas em outros órgãos governamentais