BEM-VINDO À LIGABOM

CONSELHO NACIONAL DE COMANDANTES-GERAIS DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES

COMITÊ NACIONAL DE BOMBEIRAS MILITARES COMPLETOU 8 ANOS DE IMPLANTAÇÃO

No dia 05 de abril deste ano, o Comitê Nacional de Bombeiras Militares completou 8 anos de implantação, marcando uma trajetória de importantes conquistas e avanços no fortalecimento da atuação das Bombeiras Militares em todo o Brasil. Desde sua criação, o Comitê tem sido um marco na busca por melhorias das condições de trabalho, políticas públicas e reconhecimento tanto no serviço administrativo, bem como no serviço operacional.

O Comitê tem como objetivo principal subsidiar o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM), fornecendo apoio técnico e estratégico no que diz respeito às políticas públicas relacionadas às Bombeiras Militares. A comissão, formada exclusivamente por mulheres representantes de 26 Estados e o Distrito Federal, tem se empenhado em quebrar barreiras e preconceitos, mostrando a importância da presença feminina nas atividades operacionais, administrativas e de comando.

Além disso, o Comitê se dedica a analisar, discutir e normatizar procedimentos, equipamentos, estudos e técnicas que possam aprimorar o desempenho dessas bombeiras militares. Outro pilar fundamental é a promoção de políticas públicas que abordem as questões de gênero, com ênfase no papel da Mulher dentro dessas instituições. Isso inclui a promoção da igualdade de oportunidades e a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas as profissionais que desempenham diversas funções nos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Afim de propor maior integração entre as militares, desde 2017 é promovido o Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBOM), que neste ano acontecerá a 10°  Edição do evento entre os dias 28 a 30 de outubro, na cidade de Curitiba-PR, com ilustres palestrantes, competição operacional e reunião presencial do Comitê. Um ponto importante deste evento é a de promover destaque e celebrar as histórias inspiradoras de mulheres que desempenham papéis essenciais em diversas funções, incentivando a liderança, empoderamento e o fortalecimento do protagonismo nas corporações, bem como discutir ações voltadas ao enfrentamento a violência contra mulher.

Destaque ainda nesses oito anos de implementação do Comitê Nacional das Bombeiras Militares foi a publicação das Diretrizes Nacionais de Políticas para as Bombeiras Militares, em setembro de 2023. Resultado de um amplo trabalho do Comitê, baseado em uma pesquisa elaborada com todos os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Tais Diretrizes visam apresentar propostas de ações práticas para serem implementadas e direcionar as organizações para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento focado nas principais questões afetas às Bombeiras Militares.

Ao completar 8 anos, o comitê reafirma sua missão de ser um agente transformador, garantindo que as Bombeiras Militares, em todas as suas frentes de atuação, estejam cada vez mais preparadas para enfrentar os desafios e emergências do Brasil, sempre com excelência e dedicação, construindo uma sociedade mais justa e igualitária para todos.