Na última terça-feira (15), que completou 1 mês da tragédia na cidade de Petrópolis/RJ, houve uma solenidade para homenagear bombeiros, membros da sociedade civil e servidores que atuaram na tragédia salvando vidas, à procura de vítimas ou em serviços pela retomada da cidade. Os agraciados receberam as medalhas “Mérito Avante Bombeiro” e “Mérito da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
A solenidade foi realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, e contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bonfim de Castro e Silva; e do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel BM Leandro Sampaio Monteiro.
Atualmente cinquenta e cinco bombeiros militares ainda trabalham em Petrópolis em locais soterrados e vistoriando diariamente os rios Palatinato, Quitandinha e Piabanha.
Nessa operação, durante o ápice das buscas, foi possível perceber a sinergia entre 20 Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e outros órgãos. A integração, cooperação, propósito, intencionalidade e organização são as características sine qua non para atuação em ocorrências que envolvem diversos órgãos.
O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros militares do Brasil – LIGABOM, torna-se catalizador para que aconteçam mais ações como essas, caso seja necessário. O Conselho é responsável por acelerar os processos de comunicação, integração, padronizações de procedimentos e a produção de conhecimento compartilhado entre seus integrantes.
A atuação conjunta representou uma oportunidade única no sentido de consolidar valores de cooperação e prontidão que são próprios dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, de intercâmbio de boas práticas e fortalecimento de um esforço público efetivo para a redução dos impactos dos desastres no país.