Na manhã do dia 16 de março, ocorreu no Complexo de Ensino Integrado do CBMPA, localizado na Cidade Nova VI, em Ananindeua, a solenidade Cívico-Militar alusiva ao 30º aniversário da ABM – Academia de Bombeiro Militar (ABMPA) – Capitão Antônio Veríssimo de Abreu. A unidade em breve terá um complexo de inovações, ampliações e adaptações para receber novos aspirantes a Oficiais e Praças, representando também um resgate histórico no ensino da Corporação, visto que retorna para o local onde em 1992 fora fundada a Escola de Formação de Oficiais (EFO).
Na solenidade, estiveram presentes diversas autoridades e importantes figuras na Corporação e Governo, como o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza, Diretores e demais lideranças de forças como o Exército e Aeronáutica. Representando o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, esteve presente o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Também cabe mencionar a presença das turmas que fizeram parte da história local. Para estes, foram entregues, em reconhecimento, uma lembrança para os excelentes serviços prestados à antiga Escola de Formação de Oficiais (EFO). Também foram entregues brindes ao primeiros colocados das turmas formadas na ABM.
O Comandante Geral do CBMPA, em suas palavras, proferiu um discurso sobre seus anseios para a nova Academia, falando também sobre a importância deste resgate das origens dentro da Cidade Nova, valorizando não somente o Corpo de Bombeiros, mas também o município de Ananindeua em si. “Hoje, temos a certeza de termos formado bons Oficiais, no Corpo de Bombeiros Militar do Pará, bem como, em diversos Estados, através da Academia Militar de nossa Corporação” complementou.
Para as futuras instalações, foi apresentada a maquete eletrônica do que deverá ser a nova ABM, destacando-se obras como Centro de Treinamento Bombeiro Militar, que conterá cinco laboratórios científicos, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, campo de futebol, piscina, tanque de mergulho, poço artificial, pista de Pentatlo Militar, duas torres para montagem de circuitos de salvamento em altura, pista para treinamento de busca e resgate em estruturas colapsadas, circuitos de containers e sistemas de gases para treinamentos de combate a incêndio, academia e sala de artes marciais. Também serão construídas treze salas de aula, uma biblioteca, um auditório, um ambulatório médico e almoxarifado. De acordo com o Secretário Ualame Machado, recursos financeiros serão destinados às obras, oferecendo condições adequadas para a ABM, onde serão forjados novos heróis e lideranças do CBMPA.
A ABM é o berço do Oficialato Amazônico, sendo uma referência na formação de Oficiais Bombeiro Militar no Brasil, formando 496 Oficiais espalhados em todo o território nacional. Em 2022, ela retorna para suas origens, e atualmente é liderada pelo Tenente-Coronel Christian Vieira Costa, coincidentemente filho do Coronel Abreu (em memória), primeiro Comandante da ABM. É a história do CBMPA fortalecida com laços do passado, e caminhando para um grande e glorioso futuro.
5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA