Anualmente, no mês de Setembro, o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – elenca um tema para ser tratado na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 a 25 de setembro, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro. O tema abordado em 2021 é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.


Mês importante para todas as Corporações de Bombeiros Militares no Brasil, uma vez que acidentes de trânsito, independente da região brasileira, é um dos líderes do ranking de estatísticas de ocorrências atendidas pelos Corpos de Bombeiros Militares.


Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas desenvolveu algumas atividades para enaltecer a temática e poder apresentar à população maiores informações sobre a importância dos Bombeiros Militares deterem esse conhecimento sobre Salvamento Veicular.

Instrução de Salvamento Veicular para Operadores Aerotáticos do Grupamento Aéreo


Em nossa Corporação, possuímos Comissões Técnicas de Ensino e Pesquisa (CTEP) que se dedicam a estudar e atualizar o conhecimento em todas as áreas de atuação do Bombeiro Militar. O major BM Osmar Brandão, atual Presidente da CTEP de Salvamento Veicular em Alagoas e membro da Comissão Nacional de Salvamento Veicular – CONASV foi convidado a participar de uma transmissão ao vivo, através da rede social Instagram da corporação, para esmiuçar o assunto e apresentar números importantes sobre ocorrências atendidas, técnicas de operação de extração de vítimas e perspectivas futuras.

Instrução de Salvamento Veicular


A entrevista completa será possível ser apreciada através do Canal do YouTube do CBMAL, disponível través do link: https://youtu.be/Wv6nX0cim4w .


Na ocasião, o major Brandão comentou da constante evolução do assunto, da preocupação de possuirmos equipamentos cada vez mais leves e eficientes, da necessidade de atualização da tropa através de treinamentos específicos ou na participação de cursos de especialização, em eventos como o Rescue Day onde é possível ver tais novidades e avanços, e também nas competições de Salvamento Veicular.


Um aspecto importante apontado por ele é que a Organização das Nações Unidas (ONU) já trouxe as Metas Globais para a Segurança no Trânsito onde o trabalho do Bombeiro Militar está envolvido na META 12 que reza: “Até 2030, todos os países estabalecerem e alcançarem metas nacionais para minimizar o intervalo de tempo entre a ocorrência de um acidente e a atenção emergencial profissional”. Ou seja, nosso compromisso em diminuir o tempo resposta no atendimento às vítimas com maior eficiência no salvamento. Explica ainda o major Brandão: “Uma equipe melhor treinada e capacitada saberá seu papel diante do cenário para atuar de forma tática para desempenhar melhor suas funções e assim reduzir o tempo de socorro das vítimas.”

Imagem aérea do Curso de Salvamento Veicular 2019


Uma das ações que o CBMAL desenvolverá nessa temática será o Curso de Salvamento Veicular Leve (CSV-L), onde disponibiliza 20 vagas para a Corporação e 04 vagas com a presença de militares do CBMBA, para que esta coirmã possa capacitar seus militares e torná-los instrutores multiplicadores da conhecimento.
Capacitar é preciso, pois diante de uma situação de emergência, onde a vítima se encontra no maior momento de aflição, a técnica e a precisão que o Bombeiro Militar transmite, garante a segurança à vitima e ao seu salvamento com o devido cuidado.

Brevê do Curso de Salvamento Veicular Leve