Período de férias! Enquanto você descansa, os Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil trabalham para garantir a sua segurança e a de sua família. Os bombeiros militares têm um papel fundamental na prevenção de afogamentos e resgates em áreas aquáticas, como mares, rios e lagos, especialmente durante a alta temporada de férias.
Os bombeiros militares monitoram constantemente as áreas usadas pelos banhistas que saem de casa para curtir o momento de lazer. Visando garantir um trabalho de excelência e a tranquilidade dos turistas, as corporações usam equipamentos especializados, como barcos de resgate, life-belts ( flutuadores) e equipamentos de mergulho, motonáuticas e drones, além de equipes especializadas em salvamento aquático para garantir a segurança dos banhistas.
“Durante a 50ª edição da Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), realizada ao longo do Rio Araguaia, a corporação já completou a primeira quinzena de atividades no mês de julho, alcançando a marca de quase mil atendimentos. Entre os serviços prestados, destacam-se 47 operações de busca e salvamento, 42 atendimentos pré-hospitalares e 23 missões do serviço aéreo”, enfatizou a Assessoria de Comunicação do CBMGO.
As medidas preventivas acontecem logo no início da temporada e são voltadas para identificar situações de risco, como profundidade do rio, bancos de areia, correntezas fortes e até mesmo presença de animais aquáticos que possam colocar em risco a integridade física dos frequentadores do local.
Tudo é monitorado e controlado para que as pessoas tenham férias sem intercorrências nas áreas vigiadas pelos bombeiros.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por exemplo, lançou a Operação Praias Mais Seguras 2024, mobilizando um amplo aparato de segurança durante o mês de julho para proteger milhares de turistas e moradores da região. A operação conta com jets skis, barcos, viaturas, 70 salva-vidas militares e 360 guarda-vidas civis, além de muitas informações de prevenção para os banhistas.
“O CBMTO está colaborando com prefeituras e clubes que possuem áreas balneares para a aplicação da Norma Técnica 34, visando regulamentar e garantir a segurança nos locais de lazer. O comandante-geral, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou o compromisso da corporação em oferecer o máximo de segurança aos turistas durante as férias”, destacou a Assessoria de Comunicação do CBMTO.
Muito além do atendimento de urgência
As Operação dos corpos de bombeiros não se limitam apenas ao resgate e atendimento de urgência. Elas também promovem iniciativas educativas essenciais, como a conscientização sobre o uso correto do colete salva-vidas, educam os visitantes sobre como respeitar as placas de advertência e nadar apenas em áreas designadas, dicas de como prevenir afogamentos e acidentes com embarcações.
Além disso, a operação inclui orientações sobre segurança em rodovias, visando prevenir acidentes e garantir a segurança dos banhistas e de todas as pessoas que pegam as estradas para aproveitar as férias. Com essas ações, os Corpos de Bombeiros militares de todo Brasil reforça seu compromisso em proteger e educar a população, tornando as férias mais seguras para todos.