Texto: Maj Teodoro – CBMMT e Carlos Celestino

Imagens e informações: Luiz Henrique Machado/CBMTO e Governo do Tocantins

No município de Guaraí, cerca 190 km de Palmas-TO, foi criado a 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CIBM/CBMTO) para atender os  diversos tipos de ocorrências de urgência e emergência, beneficiando cerca de 108 mil moradores  de 16 municípios da região Centro-Norte do Estado.

A instalação da Unidade Operacional é resultado do trabalho do Governo do Tocantins, por meio do Decreto n° 6.774/2024, página 01, edição  n° 6551 – Diário Oficial,  divulgado nesta terça-feira, 16, destacando efetivo e investindo em viaturas, para atender essa população, além da parceria com a Prefeitura de Guaraí,  que investiu cerca de R$1,2 milhão e disponibilizando o local  para a execução do projeto, situado às margens da Rodovia BR-153, com a Avenida Bernardo Sayão.

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas,  destacou que a criação do 7ª CIBM é um ganho para toda a sociedade. Ele agradeceu as tratativas entre o executivo estadual com o município, unidos para criação da nova unidade.

“Toda a corporação também está alegre com este passo. É um ganho que todos nós estamos celebrando, e só temos a agradecer a cada parceiro que apoiou a causa e hoje vemos uma estrutura grandiosa, bonita, bem localizada e que muda totalmente o histórico de atendimento para esta parte do Tocantins”, declarou o comandante-geral.

Segundo informações do Estado, os bombeiros militares estão prontos e atuando desde quarta-feira (17 de abril), para atender as ocorrências.  A guarnição da 7ª CIBM está apto para realizar atendimento pré-hospitalar, desencarceramento, combate a incêndios urbano e florestal, ações de defesa civil, salvamento aquático, terrestre e em altura, entre outros. A unidade possui efetivo de 20 bombeiros militares, com três Pelotões e vários veículos especializados para atendimentos às mais diversas naturezas de ocorrências.

A unidade já atendeu uma ocorrência de Emergência Clínica; um homem, motorista de caminhão, 62 anos de idade, chegou à Unidade Operacional, por volta das 14h, apresentando reação alérgica por medicação. Ele recebeu atendimento pré-hospitalar, e foi encaminhado pela equipe para o Hospital Regional.

Divulgação